Bao LabFoto: Bao Lab

Pesquisadores criam adesivo capaz de medir exercício e sono pela pele

Atualizado em 30 de agosto de 2021
Mais em Notícias

Pesquisadores da Universidade de Stanford criaram um adesivo corporal capaz de coletar informações de variáveis fisiológicas e, assim, medir a resposta do corpo a exercícios e a qualidade e distúrbios do sono. O BodyNet, como é chamado, foi pensado justamente para auxiliar pessoas que sofrem com apneia do sono.

O adesivo coleta as informações da pessoa em contato com a pele, através de uma variação de radiofrequência, e transmite os dados para um receptor instalado especialmente na etiqueta da roupa. Este, por sua vez, envia os dados, via Bluetooth, para o celular, em que é possível acompanhar os resultados.

O BodyNet foi desenvolvido por uma equipe de 14 pesquisadores ao longo de três anos de trabalho. Um dos principais desafios foi a criação dos sensores da etiqueta nas roupas, que usam tecnologia semelhante ao de portas de hotel sem chave.

“Em breve será possível reunir dados fisiológicos sem interromper o comportamento normal de uma pessoa”, diz a líder do projeto, Zhenan Bao.

De acordo com os pesquisadores, o primeiro uso do BodyNet deve ocorrer em pacientes que tenham problemas cardíacos ou de sono, para investigar dados fisiológicos ao longo do dia.

Braço com um aparelho adesivo
Divulgação: Bao Lab

Além da tecnologia, um dos principais trunfos do BodyNet é o conforto gerado ao usuário. Os pesquisadores desenvolveram o equipamento em um adesivo de borracha, que pode ser dobrado conforme o movimento da pessoa que o utiliza.

O adesivo ainda precisa passar pela aprovação da FDA, agência federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, antes de chegar ao mercado. A ideia dos desenvolvedores é que o aparelho possa fazer check-ups constantes de saúde em seus usuários.