Black Run: corredor, vai aderir?

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A notícia do atropelamento com feridos e a morte de Álvaro Teno, no último sábado (16 de agosto) causou revolta e indignação na comunidade de corredores. Por isso, uma homenagem ao maratonista e em solidariedade às demais vítimas do acidente, as alamedas da Cidade Universitária receberão neste sábado (23 de agosto), às 9h, o evento Black Run – Respeito ao atleta de rua. Criado pela gerente de projetos e atleta Karen KaKa Riecken no Facebook, o manifesto tem o apoio de corredores e da Associação dos Treinadores de Corrida de Rua.

A primeira ideia era a de uma corrida e caminhada dentro da USP, para marcar a homenagem. Mas devido à repercussão do caso, a magnitude que a Black Run tomou e para evitar aglomerações, o evento foi alterado. Segundo informações dos organizadores, familiares das vítimas e atletas do Clube Paineiras, com quem o Sr. Teno treinava, sairão do clube em direção à Praça do Relógio, na Praça Universitária. Chegando lá, haverá um abraço coletivo e uma oração, seguida pelo retorno do grupo de corredores ao clube Paineiras.

Foi sugerido a todos que participem do encontro usando camiseta preta. E os organizadores pedem, ainda, que aqueles que forem treinar na Cidade Universitária, neste sábado, também vistam a cor do luto.

Entenda o caso
Na manhã do dia 16 de agosto, Luiz Ântonio Conceição Machado, de 43 anos, dirigia embriagado pelas ruas da Cidade Universitária quando atropelou cinco corredores, entre eles Álvaro Teno, de 67 anos. O veterano de corridas não resistiu aos ferimentos e morreu. As outras vítimas Eloísa Pires do Padro (que sofreu ferimentos graves e passou por uma cirurgia), Anelive Torres, André Lyra Parmagnani e Ulisses Ramos passam bem. O motorista foi preso em flagrante e responderá por homicídio culposo pelo atropelamento, podendo responder ao processo em liberdade sob pagamento de fiança de R$ 55 mil.