BeatBot: o rival robótico dos atletas da Puma (Foto: divulgação)Foto: BeatBot: o rival robótico dos atletas da Puma (Foto: divulgação)

BeatBot: o rival robótico dos atletas da Puma

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Para alguns corredores, a voz do treinador ou uma boa playlist são suficientes para motivá-los a dar o máximo de si. Para outros, contudo, é preciso uma companhia mais veloz ou tão rápida quanto para ajudar na superação. Mas o que fazer quando não se tem um adversário no mesmo nível que você? Pensando nesses atletas, a Puma, em parceria com a Nasa e um grupo de estudantes do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), lançou o BeatBot, um carrinho elétrico capaz de atingir qualquer pace que você quiser, até mesmo o do Usain Bolt.

Por meio de um aplicativo de celular, o corredor seleciona a distância e o ritmo do robô. Este, por sua vez, escaneia as linhas da pista de atletismo e acompanha o atleta durante todo o treino, ajudando-o a bater o seu próprio recorde ou o de um adversário.

O rival robótico, contudo, tem um altíssimo custo e estará disponível, por enquanto, apenas aos atletas da Puma. Enquanto isso, o jeito é achar um adversário de carne e osso mais rápido que você.

Conheça o robô no vídeo abaixo: