Maiores corridas mundiais: Barcelona

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Imagine correr uma prova de 10 km ao lado de mais de 80 mil corredores. Foi isso que aconteceu na Cursa El Corte Inglès, tradicional prova de 10 km de Barcelona, que chegou a sua 37ª edição em 2015. Gratuita, a prova é considerada, agora, uma das maiores corridas mundiais. A corrida de rua de 10 km, no último domingo (12 de abril), reuniu 81.014 corredores, superando a Sun Herald City, de Sidney, que no ano passado havia levado às ruas 80.346 atletas.

Além disso, os 10 km de Barcelona ainda bateram outro recorde, já que essa também é a prova de 10 km com maior número de corredores com chip, número que supera os da Maratona de Hong Kong, que em janeiro teve 72.160 competidores com chip.

O vencedor da corrida foi o marroquino Mohamed Banhmbarka, que já ganhou seis edições desta prova. No feminino, a vencedora também é marroquina e figurinha carimbada da corrida de rua. Hasna Bahom levou a melhor, em uma das maiores corridas mundiais, pela terceira vez consecutiva na prova.

Outras novidades em Barcelona
Essa não foi a única novidade na corrida de rua quando o assunto é Barcelona. A Maratona de Barcelona deste ano contou com novo percurso, o que deixou a competição mais rápida. Depois de sair da Avenida de Sarrià, os corredores seguiram pela Avenida Diagonal a caminho da praça de Francesc Macià. Dali e, em seguida, passaram na rua Urgell, finalizando a prova na rua Paris.

A mudança fez com que a corrida fosse mais confortável para dar as passadas, já que, além de mais planas, as ruas e avenidas escolhidas para o percurso são também mais largas.

 

(Fonte: atletas.info, site parceiro na Argentina)