Atletas testam seus limites na 15ª Volta à Ilha

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Grande parte dos 3.500 corredores que estarão em Florianópolis no dia 24 de abril para competir no 15º Revezamento Volta à Ilha, tem em mente que o trajeto até a linha de chegada será um grande teste de equilíbrio e resistência. O contato direto com a natureza e as paisagens exuberantes da Ilha podem dar a impressão de descontração, mas esses atletas sabem que enfrentarão longos percursos complicados e também terrenos traiçoeiros. Mesmo divididos em equipes, até os mais preparados sentirão as exigências dos 150 km da prova.

O desafio começa logo na largada. No início, o asfalto da SC-401, da Rodovia João Paulo e das estradas de Santo Antônio de Lisboa e Jurerê, ainda na escuridão, exige que se encontrem forças para correr antes do sol nascer.

Em seguida, os participantes encontram no bairro Daniela a primeira trilha e o primeiro trecho de praia. Já ali, fica claro que a corrida de revezamento exige polivalência dos participantes, mesmo que as equipes definam estratégias que privilegiem as peculiaridades físicas de cada um.

A capacidade muscular começa a ser mais testada na metade da prova, entre a Cachoeira de Bom Jesus e a Praia dos Ingleses, com subidas íngremes de até 100 metros de altura. O atleta deve mostrar domínio do equilíbrio corporal e boa capacidade pulmonar para transpor os morros. Logo depois, entra em cena outro inimigo: a areia fofa, na praia de Moçambique. Ela também aparece nos quase 8 km entre a Joaquina e o Campeche, exigindo esforço redobrado dos corredores, que verão seus pés afundarem a cada passada.

Após um breve relaxamento apreciando as paisagens do Sul da Ilha, chega o trecho mais temido da prova: o Morro do Sertão, entre Açores e o Ribeirão da Ilha, uma subida de 250 m quase que totalmente vertical, em terra batida.

Passado o Sertão, três longos trechos de asfalto levam as equipes do Ribeirão da Ilha até a festa da chegada, também no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, onde os atletas são recebidos com medalhes e confraternizam com suas famílias e equipes.

As Equipes – Entre as sete categorias, destacam-se algumas equipes que já colecionam troféus e correm atrás da superação de limites a cada edição da prova. A maior vencedora dos últimos anos da competição, a Paquetá Esportes/Asics, de Porto Alegre, buscará o pentacampeonato na Categoria Aberta, a principal do evento.

“Temos o hábito de já começar a preparação um ano antes, observando atletas e definindo estratégias”, explica o coordenador da equipe, Eduardo Zdanowicv. Na sexta-feira à noite, horas antes da prova, o grupo se reúne para um pequeno seminário e discussões de ideias, e também para concentrar pensamentos positivos. Quebrar o recorde da competição, estabelecido em 2002 pelo Exército Brasileiro em 8h22min50s, é considerado uma meta muito difícil, mas eles pretendem encarar esse desafio.

A dupla favorita para esta edição, a André Villarinho/ASICS, é composta por dois goianos: o pedreiro Cleiser Alves dos Santos e o vaqueiro Sinei Lucio Mendanha. Cleiser foi vencedor da categoria no ano passado, mas com uma parceria diferente. Ambos são treinados por André Villarinho.

“O Sinei foi descoberto há três anos na fazenda em que trabalha. Ele acorda às 4 da manhã para iniciar a ordenha das 50 vacas do lugar e às 10h, começa seu treinamento”, conta André. “Após suas funções à tarde, ele ainda pedala por 45 minutos até a escola, onde estuda à noite”. O treinador pretende aliar a experiência de Cleiser no Revezamento Volta à Ilha ao talento natural de Sinei para conseguir um bom resultado. “Melhorar o tempo do ano passado já será um grande feito”, afirma.

Outro time que já tem um troféu na estante é o Projeto Mulher, de São Paulo. Campeãs em 2004, elas acham que a vitória não deve ser o objetivo principal em uma corrida como o Revezamento Volta à Ilha, mas sim a consequência de um trabalho bem feito. “Confiamos bastante na nossa força e formação e daremos nosso melhor, vencer é relativo”, diz a atleta e treinadora da equipe, Cristina de Carvalho. Ela lembra que a equipe foi pioneira na Categoria Feminina no evento.

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom