Atleta paralímpico completa prova em um pé só

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Superação é uma palavra que faz parte do dicionário de muito atleta. E no último domingo (17 de maio), durante a etapa de São Paulo do Circuito de Paradesporto, Gabriel Neris, atleta paralímpico de apenas 15 anos, fez uso dela (e de toda sua força e mental) para completar a prova dos 100 metros rasos.

Logo que o corredor largou, sua prótese na perna direita se soltou e ele caiu de costas na pista de atletismo. Muitos velocistas parariam por aí, afinal não teriam mais como levar o ouro para casa. Essa não foi a reação de Neris. O pequeno atleta se levantou, pegou a perna mecânica e foi até a linha de chegada pulando, o que representou cerca de 90 metros.

Com a atitude, o atleta paralímpico emocionou o público presente, que o acompanhou com palmas até a linha de chegada. Segundo a página do Facebook da  Confederação Paralímpica Brasileiro,  mesmo já estando desclassificado, Gabriel resolveu completar a prova para não se sentir derrotado. E ele encaixou a prótese somente depois de cruzar a linha de chegada.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  MARATONA DE LONDRES: SUPERAÇÃO E MUITO TREINO

Gabriel nasceu sem o fêmur e a rótula do joelho. Por isso, precisou amputar a perna direita aos dois anos de idade. Além dos 100 metros, o atleta paralímpico participou, também, das provas de salto em distância e salto em altura, que lhe renderam duas medalhas na etapa de São Paulo do Circuito de Paradesporto. Mas, para ele, ainda segundo informações do  CPB,  a maior vitória foi o incentivo e o reconhecimento das pessoas que estavam no Ibirapuera assistindo ao evento. Uma grande lição de superação no esporte.