ativo responde: como se preparar para a 1ª maratona?

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

O leitor Pablo Arney Gomes da Silva “pegou gosto” recentemente pela corrida, e já encarou seus primeiros 10 km em uma prova de rua, mas, como quase todo corredor, tem como sonho fazer uma maratona. Ele tem consciência que ainda é preciso muito chão pela frente, mas quer saber quais os primeiros passos para começar se preparar para a sua primeira maratona e, claro, para conseguir terminá-la inteiro.

Quem responde à pergunta de Pablo é o colunista do ativo.com e autor do livro“A Construção do Corredor”, Miguel Sarkis. Todas as quintas-feiras Miguel escreve no ativo.com suas dicas sobre corrida.

Miguel responde: Você deve ler minha coluna publicada nesta última quinta-feira (13/5) no ativo.com, na seção de Corrida, na qual iniciei este assunto verdadeiramente específico para você. Este artigo – O treino para maratona deve ser… – é o primeiro de uma série de três sobre o tema, e os dois restantes serão publicados nas duas próximas quintas-feiras. Neles você poderá conferir os primeiros passos, além do assunto quilometragem, velocidades e quilometragem semanal.

Mas, já fica respondido, preliminarmente, que é necessário passar por um médico esportivo e um profissional do esporte, para avaliá-lo em qual modelo de treinamento deve se encaixar, e se é possível realizar a maratona agora ou se fica para mais tarde. É fato que preconizo os quatro anos, pelo menos, de treinamentos ininterruptos, antes de se ingressar numa prova desta natureza.

Algumas pessoas pensam que podem realizá-la sem muita ambição, mas digo que é muito difícil para as pessoas que se expõem aos estresses das maratonas não colherem nenhum malefício depois de ter ingressado sem ter uma boa base de treinamentos (quatro anos). Acompanhe a série de artigos justamente sobre este seu tema e escreva novamente caso tenha mais dúvidas!

Outras perguntas & respostas do “ativo responde:
Como dividir o treino de um triatleta?
Como se alimentar para uma prova noturna?

Especialistas respondem dúvidas comuns de ciclismo e corrida.

Artigo Miguel Sarkis:

O treinamento da maratona deve ser…

 

Tem dúvidas sobre Corrida, Triathlon ou Ciclismo?

Mande sua pergunta para o e-mail: ativoresponde@ativo.com