ativo responde: como adolescentes devem correr?

Atualizado em 25 de abril de 2016
Mais em Notícias

O leitor Lucas Vicente de Melo, de apenas 13 anos, já tem postura de corredor, mas algumas dúvidas com relação ao seu desenvolvimento na corrida. “Eu consigo correr distâncias Curtas (até 6 Km), mas não corro esse percurso da prova sem parar, dou uma parada de no máximo 2 Minutos, caminhando (quase no final). Como posso melhorar minha resistência e o meu tempo, que é de 7/1 KM?“, pergunta o jovem atleta ao colunista do ativo.com Miguel Sarkis, autor do livro “A Construção do Corredor“.

Miguel Sarkis responde – Lucas, você já está em vias de melhorar sua velocidade e resistência, porém, há alguns detalhes de treinamento em jovens que você precisa saber, para não passar maus bocados no futuro.

Para seu conhecimento, corrida é uma prova da modalidade chamada Atletismo. Corridas são provas difíceis e devem ser objetivadas a partir do momento em que se construiu alguma condição física maior, engrossada pela melhora das coordenações neuro-motoras, da velocidade de reação, velocidade de resistência e por fim, da resistência para longas distâncias.

Para você ficar mais entendido da história, vou lhe contar o caminho que nós, profissionais do esporte e cientistas esportivos, costumamos respeitar. Há uma regra que diz respeito ao treinamento para jovens, e deve ser direcionado para uma Escola de Esportes. Você já participou de alguma? Se caso positivo, você deve ter tido uma tendência para a corrida de longa distância, não é? Talvez você possa ter sido influenciado por alguém que você admira muito ou até mesmo pela mídia do esporte. Porém, aos 13 ou até mesmo aos 15 anos, um jovem deve ser tratado, ainda, como uma pessoa que deverá amadurecer bastante naqueles pontos que mencionei no início desta mensagem, e quando sua velocidade em provas de 800 metros até 3 km estiver muito melhorada, ai então sim, com aproximadamente 16 para 17 anos, poderá almejar maiores velocidades e em provas mais longas.

Desta forma, você fortalece o seu organismo, melhora o comportamento emocional para correr, preserva sua estrutura óssea, muscular, dos ligamentos, o metabolismo fica preservado e garante, com esta estratégia, um futuro Atleta e quem sabe, Olímpico!

Vamos aos treinos possíveis para corresponder com tudo que lhe falei até agora:

– Treine distâncias inferiores a 10 km.

– Faça treinamentos de Educativos ou coordenação específica para corredores nas distâncias de até 40 metros (3 séries de 6 repetições de cada tipo Skiping, hanfersan, Hopser, saltitos laterais).

– Faça tiros de largadas e progressivos até 150 metros, com intervalos de volta, andando. (máximo de 20 retas)

– Faça ritmos progressivos de até 3 km (uma vez na semana).

– Dê dois dias de descanso durante a semana.

– Intercale treinos de corrida com treinos outros, até os seus 15 anos, de bicicleta e natação.

– Divida o ano em três fases de treinos, começando por base, pré-competitivo e competitivo

– Só entre em provas curtas de até 6 km.

Tem dúvidas sobre Corrida, Triathlon ou Ciclismo?

Mande sua pergunta para o e-mail: ativoresponde@ativo.com