Atividade física pode regenerar células-tronco do coração, diz estudo

Atualizado em 21 de dezembro de 2017

Um estudo realizado pela Universidade John Moores, em Liverpool (Inglaterra), vai dar mais um bom motivo para você sair do sofá, colocar um tênis e praticar alguma atividade física. Segundo o trabalho dos pesquisadores britânicos, os exercícios ajudam na regeneração das células-tronco do coração, que podem se tornar mais jovens do que a própria idade, caso a pessoa se torne mais ativa.

Para descobrir mais esse benefício da atividade física, os pesquisadores submeteram um grupo de ratos de laboratório a uma rotina de duas semanas de atividades. Depois dos 14 dias, foi visto pelos cientistas que os animais tiveram um aumento de 60% na produção de células-tronco do coração, que estavam adormecidas e foram despertadas com a prática de exercícios.

Após esses resultados animadores, os estudiosos continuaram analisando os dados para verificar se essa relação é a mesma nos seres humanos. Pessoas que sofreram ataques cardíacos foram estudadas e submetidas a prática de atividade física para tentar estabelecer uma ligação entre as células-tronco e a redução da área do coração infartada.

Foi constatado que apenas 30 minutos de exercício aeróbico (como caminhada, corrida, ou passeio de bike) por dia, de preferência intervalado, com picos de esforço e períodos de recuperação, já são capazes de regenerar as células-tronco do coração e driblar o tempo de modo saudável.