Atentado em Boston: réu se declara culpado

Atualizado em 05 de agosto de 2016

Em 15 de abril de 2013, a cidade de Boston viveu um pesadelo com o atentado que deixou três mortes e 264 feridos por conta de duas bombas de fabricação caseira que explodiram em meio a uma multidão reunida perto da linha de chegada da maratona. Desde a última quarta-feira (dia 4 de março), a cidade mergulhou novamente na tragédia, já que começou o julgamento de Dkojhar Tsarnaev, acusado de ter cometido o crime.

O jovem muçulmano de origem chechena, que mora nos Estados Unidos desde pequeno, pode ser condenado à pena capital se for declarado culpado, uma vez que esse crime foi o pior atentado americano desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

A advogada de defesa de Tsarnaev, Judy Clarke, afirma que o rapaz de 21 anos participou do atentado. Segundo ela, os bombardeios foram atos equivocados promovidos por Tsarnaev e seu irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, que morreu durante um confronto com a polícia quatro dias depois do atentado.

Segundo matéria da CNN, por conta disso a defesa mostra ao júri (com oito homens e dez mulheres) que Tamerlan era o líder do crime, mostrando-o como conspirador principal sem o qual nada teria acontecido.

O julgamento, que deve rolar até junho, acontece em Massachusetts, estado americano que aboliu a pena de morte em 1984. Mas por se tratar de um ato terrorista com uso de uma arma de destruição em massa, o caso pertence à justiça federal.

Mais Boston
Além do julgamento, a Maratona de Boston também está no noticiário internacional por conta do documentário Boston, produzido pela Boston Athletic Association e lançamento previsto para o final de 2015. Isso porque o trailer do longa já foi divulgado.

Dirigido por Jon Dunham, o filme contará a história dos 42 km, desde sua primeira edição, em 1897, até os dias de hoje, mostrando também a tragédia do atentado de 2013. O documentário incluirá, ainda, entrevistas com David McGillivray, diretor da prova, e Kathrine Switzer, a primeira mulher a correr a maratona de Boston devidamente inscrita.

Veja o trailer: