ShutterstockFoto: Shutterstock

Asbel Kiprop pode ter testado positivo em exame de doping

Atualizado em 03 de maio de 2018
Mais em Notícias

Asbel Kiprop, tricampeão mundial 1500m, teria sido pego no doping por uso de EPO. O queniano acredita que há algo de errado com a sua amostra e declarou: “Eu espero conseguir provar que estou limpo de todas as maneiras possíveis”. Kiprop é um dos maiores nomes do esporte em seu país e acumula, além dos três títulos mundiais em 2011, 2013 e 2015, uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 2008.

Entretanto, o caso não é totalmente confirmado. A União da Integridade dos Atletas, entidade que processa todos os casos de doping no atletismo, ainda não se pronunciou oficialmente. O agente de Kiprop, Frederico Rosa, também não deu o veredicto: “Escutei os rumores, mas preciso esperar até saber a história verdadeira”, disse ao The Guardian.

Os boatos começaram na última semana, quando a informação de que um atleta queniano de alto nível havia testado positivo para uma substância banida. O histórico do país não é favorável: nos últimos cinco anos, já aconteceram mais de quarenta casos confirmados de esportistas usando substâncias proibidas, mas Asbel Kiprop afirma que mantém a sua ética: “Como atleta, eu estive na linha de frente da luta contra o doping no Quênia, uma causa pela qual eu batalho e acredito”.

A eritropoietina (EPO) é uma substância banida por estimular a produção de glóbulos vermelhos, as células que levam o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Muito conhecida pelo uso no ciclismo, a droga consegue oxigenar a musculatura do atleta de maneira mais eficiente, melhorando a sua performance.