As melhores maratonas do mundo

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Alguns eventos já são conhecidos do público apaixonado por esporte, até por serem “em casa”, como a Maratona e Meia Maratona da Cidade do Rio de Janeiro. Outros, contudo, não são tão populares, mas a seleção de eventos abaixo tem o aval da equipe ativo no quesito proporcionar experiências esportivas inesquecíveis.

Vamos começar pela “prata da casa”, a Maratona e Meia Maratona do Rio de Janeiro, que está marcada este ano para o dia 28 de junho. A meia maratona (21 km) tem largada cedo, às 7h30 na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, e chegada no Aterro do Flamengo. A Maratona começa no Pontal do Tim Maia, no Recreio, e também tem chegada no Aterro. O grande atrativo nas duas distâncias, claro, é a possibilidade de percorrer um dos litorais mais famosos do mundo, contornando as belas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana, em cenários de cartão-postal.

A viagem esportiva continua na ensolarada San Diego, na costa oeste dos Estados Unidos, com a inusitadaRock’n Roll Marathon, definida pelo próprio organizador como uma prova para se divertir acima de tudo. E diversão é o que atrai os cerca de 20 mil corredores todo ano para a disputa, que conta com apresentações ao vivo de cerca de 40 bandas ao longo do percurso, e não faltam, obviamente, corredores “rockers” caracterizados, principalmente de Elvis Presley.

A “maratona festiva” este ano será no dia 31 de maio, e além do entretenimento, o trajeto contempla as belas paisagens litorâneas, incluindo o famoso parque Sea World. E para completar, em paralelo à Maratona é organizada a exposição Rock’n Roll Marathon Health & Fitness que reúne cerca de 100 expositores com as últimas novidades no mundo das corridas.       

O rico balneário La Jolla, pode ser traduzido literalmente como a “jóia” de San Diego, ainda para continuar em uma das cidades mais bonitas dos Estados Unidos. Distante apenas 15 minutos do centro de San Diego, La Jolla recebe anualmente uma famosa Meia Maratona, que percorre a sinuosa costa desta estância com praias deslumbrantes. Está agendada para o dia 26 de abril. 

Neste mesmo dia, 26 de abril, será realizada outra bela maratona nos Estados Unidos que ocupa a lista de preferências do ativo, a Big Sur Marathon, no extremo da costa oeste americana, na Península de Monterey, pela cinematográfica estrada Highway One, de Bir Sur até Carmel. Aqui, prepare-se para muito entretenimento, e não estranhe se cruzar com um artista tocando piano no meio do percurso, diante da vista estonteante do oceano pacífico. A Big Sur é considerada a maior maratona “rural” do mundo pelas belezas naturais e paisagens selvagens do trajeto, como os grandes paredões de pedra. O evento também conta com uma meia maratona, que para este ano já estão com as inscrições esgotadas.

Na maratona conhecida por ser palco constante de quebra de recordes mundiais, como o incrível tempo de 2h3min59s do ano passado pelo etíope Haile Gebrselassie, e por integrar a lista das cinco mais importantes corridas do mundo (World Major Marathons), motivos não faltaram para integrar a lista top do ativo. Estamos falando da Maratona de Berlim, que este ano será realizada em 20 de setembro. Além da fama de muito bem organizada, que tal percorrer as planas ruas da moderna capital alemã passando por marcos históricos como o portão de Brandenburg, que simboliza a antiga  Berlim do leste e oeste? E esse é só um dos destaques.

Do rápido e plano percurso europeu, vamos cruzar a fronteira em busca das montanhas na charmosa e turística Chamonix, na França, aos pés do imponente Mont Blanc, que dá o nome ao evento – Mont Blanc Marathon & 10k e Cross. Tudo isso porque se o acidentado e difícil trajeto dos 42 km for demais para você, há a opção pelas distâncias de 23 km e 10 km. Na maratona, com largada no centro de Chamonix (1035m) no dia 28 de junho, os corredores enfrentam subidas até 2445 metros, que culminam com descidas até 1480m, tudo compensado pelas incríveis paisagens do vale alpino.

Com uma média de 300 dias de sol por ano, vai ser pouco provável que os corredores encontrem tempo ruim na Maratona de Mônaco, o próximo destino no tour das mais belas corridas da Europa. Mas não pense que o trajeto aqui é apenas para apreciar as lindas paisagens mediterrâneas, o percurso é desafiador, com duras subidas. A prova tem largada em Monte Carlo, no dia 20 de março, mas, a localização do Principado de Mônaco permite aos corredores a oportunidade única de percorrer três diferentes países nos 42 km – Mônaco, França e Itália. 

No último destino top, o desafio é levado ao extremo. E à África, é a Maratona des Sables, no Marrocos. Mais que uma corrida, o evento é uma grande aventura pelo oriente, ou como preferem citar muitos corredores, uma fascinante viagem interior proporcionada pela vastidão do deserto. A prova não é para qualquer um, mas dos 800 competidores de 32 países que competiram no ano passado, apenas 50 não completaram o percurso, neste caso 243 km divididos em seis dias, o que equivale a cerca de cinco maratonas e meia, tudo isso no deserto de Saara. A largada este ano será no dia 27 de março, e termina no dia 4 de abril. Com certeza uma experiência única.