Após 20 anos, brasileiro volta a correr os 100 km de Santander (ESP)

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Famoso por correr em diversas maratonas ao redor do mundo, o ultramaratonista Valmir Nunes retorna à Espanha para disputar os 100 km de Santander, prova que ocorre neste sábado (21 de junho) e que já foi vencida pelo próprio atleta santista em outras três oportunidades na carreira (1991, 1992 e 1993).

LEIA++
>> BRASILEIRO TERMINA PROVA DE 165 KM EM SEGUNDO LUGAR
>> BRASILEIRO VENCE UMTRAMARATONA NOS EUA
>> EUA: BRASILEIRO ENCARA DESAFIO DE 24 HORAS EM TRILHAS

Aos 50 anos de idade e agora especializado em provas de 24 horas e 100 milhas, o corredor brasileiro decidiu correr a prova na região da Cantábria ‘apenas’ para rever amigos. “Voltar à bela Santander é muito emocionante. Tenho muitas lembranças boas de amigos, lugares de treinamentos. Fiquei lá quatro meses me preparando para ser bicampeão mundial de 100 km na Holanda em 95, quando bati o recorde mundial. A família Soto Rojas me trata com muito carinho e quero retribuir todo aquele apoio”, destaca, referindo-se ao organizador do evento, José Antonio Soto Rojas.

Valmir não terá vida fácil na tradicional prova espanhola, que completa 35 anos. Se antes enfrentou grandes rivais, em disputas históricas, como em 1991, quando superou o russo Konstatin Santalov por apenas 27 segundos, agora o desafio é superar a juventude de atletas como José Antonio Soto Conde, que era uma criança quando o brasileiro venceu pela primeira vez.

“Espero fazer uma boa corrida e terminar bem. Não sou mais rápido como antes e, esta época, é verão. O clima pode derrubar alguns corredores mais velozes. Vou sentir o que posso fazer para tentar vencer”, revela o atleta.

Com mais de 30 títulos internacionais em provas de longa distância, Valmir Nunes iniciou sua trajetória de sucesso ainda em 1991, conquistando o mundial de 100 km, na Itália. Quatro anos mais tarde, assegurou o bicampeonato, na Holanda, quando bateu o recorde mundial, com incríveis 6h18’9”. Também venceu provas emblemáticas como a Badwater, no deserto do Vale da Morte, nos Estados Unidos (considerada a mais difícil do Mundo e com 217 km de distância), e a Spartathlon, na Grécia, com 246 km.