DivulgaçãoFoto: Divulgação

Americana de 103 anos bate recorde de idade em provas

Atualizado em 23 de junho de 2019
Mais em Notícias

A norte-americana Julia Hawkins bateu mais um recorde em sua curta carreira de corredora amadora. Aos 103 anos de idade, ela se tornou a mulher mais velha a participar oficialmente de uma competição nos Estados Unidos, ao disputar provas de 50 e 100 metros rasos nos Jogos Nacionais Masters, em Albuquerque.

Julia é a prova de que não existe idade para se movimentar. Começou a correr quando tinha 100 anos depois de perceber que estava muito velha para pedalar, paixão que tem há muito tempo.

“A primeira vez fui para olhar e tentar. Eram 50 metros rasos. Foi muito divertido e logo me apaixonei por correr.”

Aos 101 anos de idade, Julia colocou seu nome em um recorde de corrida pela primeira vez. Ela correu 100 metros rasos em 39s62, estabelecendo o melhor tempo para sua faixa etária, e por isso ganhou o apelido de “Hurricane”, ou “Furacão”.

Este ano, o tempo não foi tão bom. A corredora terminou 6 segundos acima do recorde de dois anos atrás. Ao perguntarem sobre o resultado ela divertidamente afirmou que era normal, afinal dois anos em sua idade fazem muita diferença.

Quanto ao seu apelido, “Hurricane”, Julia diz que não gosta tanto. Ela se descreveu na realidade com uma flor de pessoa, pois flores não fazem mal como furacões.

Julia sempre usa uma flor em seu cabelo, até mesmo quando está correndo. “Preferia que me chamassem de “Flor” e não de “Furacão”, disse.

Em sua vida,  Julia leva o exercício a sério. Todos os dias ela sai para passear com seu cachorro pelas ruas de Baton Rouge e regar suas plantas. Mas diz que não treina com tanta frequência, pois sente que  tem poucos créditos de corrida para gastar, e quer usá-los bem.

Em seu tempo livre ela lê. Gosta de histórias que emocionam e tem vários bonsais, que a deixam ocupada porbom tempo. Julia também sai para almoçar com suas amigas quase todos os dias.

“Se mantenha em forma se puder. Tenha muita paixão pela vida e sempre procure pelos momentos mágicos. Isso foi algo que fiz minha vida toda. Pense nos momentos mágicos em sua vida, como a música, pessoas que você ama, o pôr do sol, os pássaros. Todos esses são momentos mágicos e são de graça para todos. Por isso, fique sempre atento a eles”, aconselhou em entrevista ao New York Times.