Facebook
Foto: Facebook

Americana faz maratona de salto alto e quer entrar no Guinness

Atualizado em 19 de outubro de 2017
Mais em Notícias

Correr uma maratona não é uma missão fácil. Resistir ao cansaço, dores e ao clima durante 42 quilômetros requer um intenso treinamento. Imagine, então, passar por tudo isso enquanto usa sapatos de salto alto. A norte-americana Irene Sewell, de 27 anos, conseguiu a façanha no último domingo, 15 de outubro, e está aguardando a resposta do Guinness, o Livro dos Recordes, para registrar seu tempo de 7h27min53s, como o mais rápido para uma maratona de salto alto.

Ela teve a curiosa ideia após trabalhar como voluntária no Ironman de Chattanooga há três anos, depois de já ter completado duas maratonas. Ela então percebeu que com sua habilidade de corrida e outros talentos, poderia se arriscar com os saltos. Em entrevista à revista norte-americana Runners World, Sewell revelou que foi profissional de dança de salão por cinco anos, o que teria facilitado sua adaptação.

Seu treinamento para conseguir conseguir correr uma maratona de salto alto não foi fácil. Ela começou a fazer todas suas corridas com saltos, mas os ligamentos dos pés começaram a se lesionar. Após consultar um especialista, Sewell mudou sua estratégia. Passou a usar tênis em quase todos os seus treinos, mas colocava saltos para sua rotina diária e algumas corridas mais curtas,  entre 5 e 10 quilômetros.

 

 

No dia da prova, a 7 Bridges Marathon, outras dificuldades foram impostas à competidora. Como o Guinness não pôde enviar nenhum representante ao local, ela teve de filmar todo o seu percurso. Sewell diz que, apesar da fadiga, essa foi a parte mais estressante do dia. Com a ajuda de alguns amigos, no entanto, garantiu que todas as burocracias requeridas para entrar no Livro dos Recordes fossem cumpridas.

Além disso, a distância da maratona foi mal calculada pela organização, forçando os amigos de Irene a encontrarem o ponto exato 42,195km após a largada, para garantir que seu tempo ao passar aquela marca fosse menor do que as 7h30min designadas pelo Guinness para considerá-la uma recordista mundial. Irene ainda coloca a preparação mental como importantíssima nessa missão e afirma que definir metas é uma ótima maneira de fortalecer o psicológico.