ShutterstockFoto: Shutterstock

A influência das cores no esporte

Atualizado em 22 de setembro de 2016

Sabia que a sua performance pode sofrer influência das cores? Muitas pessoas talvez não acreditem, mas, segundo a psicologia, as cores têm a capacidade de afetar o emocional, a percepção e o comportamento humano, interferindo não apenas no dia a dia do pessoa como também no seu rendimento nas atividades físicas.

Do ponto de vista médico, esta é uma ciência ainda nova da psicologia contemporânea. Por não ser baseada em evidências, é classificada como medicina alternativa. No entanto, seu estudo já faz parte da realidade de diversas profissões, como design, arquitetura, moda, publicidade, entre outras.

No esporte, a psicologia da cor também se aplica, já que cada tonalidade influencia o estado de espírito do atleta, causando nele um certo efeito.

 

 

Confira abaixo o que representa cada uma das cores:

Vermelho: cor que aumenta a adrenalina e é normalmente associada com a cor da vitória. Se um atleta ou uma equipe usa essa cor, vai se sentir vencedor ou mais propenso ao sucesso.

Laranja: responsável pela parte criativa, pode ajudar o esportista a recuperar o interesse pela atividade.

Amarelo: por ser chamativa, tem a capacidade de melhorar os reflexos.

Verde: proporciona harmonia e equilíbrio completo, ajudando o atleta a ter autoconfiança. Recomenda-se usar cores verde no treinamento.

Azul: transmite sentimentos de calma e, portanto, ajuda a pessoa a ficar mais tranquila e focada em seus objetivos.

Roxo: acelera o processo de recuperação de lesão porque sua energia está relacionada à transformação, renovação e mudança positiva.

Ouro: é caracterizada por dar força, coragem e mostrar respeito por ser conhecida como a cor dos campeões. Ilumina as mentes de qualquer atleta, fazendo-os se sentir poderoso e radiante.

Preto: embora seja vista muitas vezes como uma cor de energias negativas, ela representa o controle e sacrifício de cada atleta.
Esta matéria foi publicada no site Activo Mexico