Roberto de Mesquita PereiraFoto: Roberto de Mesquita Pereira

10 provas incríveis no mundo para fazer este ano

Atualizado em 20 de setembro de 2016

Se você pretende tirar férias ainda este ano e ainda não programou nenhum compromisso, essa é a hora de fazer uma viagem dos sonhos e ainda participar de uma das provas de corrida mais bonitas e incríveis do mundo.

Abaixo, uma lista com dez eventos de corrida que vão acontecer até dezembro e que ainda estão com as inscrições abertas. Seja qual for o seu nível de preparo físico, todas oferecem tanto percursos menores, como desafios maiores, de 21 e 42 km. Confira:

OUTUBRO
Maratona e Meia-maratona de Lisboa
Local: Portugal
Distâncias: 4, 6, 21 e 42 km
Quando: 2 de outubro
Uma prova para ser feito por toda a família, até as crianças, já que inclui um circuitinho chamado Mini Campeões. O evento oferece, ainda, um percurso de 4 km gratuito e aberto a todos. A maratona larga em Cascais, passa pelo Rio Tejo e se encerra no Parque das Nações, no mesmo local que termina a meia-maratona e onde ocorrem as demais provas.

Maratona e Meia Maratona de Lisboa

 

Maratona do Lago de Garda
Local: Itália
Distâncias: 15, 30 e 42 km
Quando: 15 de outubro
Uma rota de beleza impressionante pela qual os atletas passam pelo imenso e surpreendente Lago de Garda, rodeado pelos imponentes Alpes e por pequenos e belos vilarejos e cidades.

Maratona do Lago de Garda

 

Dugway Trail and Ultra Run
Local: Estados Unidos
Distâncias: 5, 10, 20, 30 e 50 km
Quando: 22 de outubro
Já pensou correr em um centro militar de testes de armas químicas e biológicas? Uma vez por ano, a Área 52, como é chamada, é aberta ao público para receber uma corrida de montanha com variadas distâncias. Aqui o que vale não é a beleza do trajeto, mas sim a excentricidade do local. Os percursos são bastante acidentados, porém nenhum deles passa perto de onde as armas são realmente testadas.

NOVEMBRO
Maratona da Grécia
Local: Atenas, Grécia
Distâncias: 5, 10 e 42 km
Quando: 13 de novembro
Oportunidade única de correr a primeira maratona do mundo, que deu origem à prova dos Jogos modernos. Ao longo do percurso, os atletas passam por lugares repletos de história, beleza arquitetônica e paisagens deslumbrantes. Percurso começa na cidade de Maratona e segue plano até o km 12. Depois o trajeto fica cheio de aclives e declives e, a partir do km 20, é só descida.

Maratona de Curaçao
Local: Curaçao, Caribe
Distâncias: 5, 10, 21 e 42 km
Quando: 27 de novembro
É uma prova nova, que está apenas em sua terceira edição, mas que tem conquistado corredores de todo o mundo devido à beleza do local. Além das quatro distâncias no asfalto, oferece uma prova de trail de 10,5 km. O percurso de 21 e 42 km passam por quase toda a orla de praias da capital e também por uma das maiores pontes do mundo, a Queen Juliana Bridge, com pouco mais de 56 m de extensão.

Mountain Do – Deserto do Atacama
Local: Chile
Distâncias: 6, 23 e 42 km
Quando: 13 de novembro
Se correr em um deserto já parece ser um grande desafio, imagine desafiar o deserto mais alto e árido do mundo? Apesar das adversidades, o caminho passa pelos principais pontos turísticos da região, o Vale de La Luna e o Vale da Morte, tendo os atletas que percorrer trechos de chão batido, trilhas entre cânions, sítios arqueológicos e muitas dunas.

mountain do deserto do atacama 6

 

Bagan Temple Marathon
Local: Turquia
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: 26 de novembro
Mianmar é de uma importância histórica incomparável, uma vez que suas terras abrigam mais de 2 mil templos. É neste cenário místico e impressionante que ocorre a prova, limitada a apenas 300 participantes. Nessa época, o clima é quente e úmido, com temperaturas atingindo 30°C.

Bagan Temple Marathon

 

21k Noronha
Local: Brasil
Distâncias: 8 e 21 km
Quando: 26 de novembro
Uma experiência única de correr neste paraíso, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O percurso tem trechos no asfalto, trilhas e praias, e passa pelas mais belas paisagens da ilha. Para preservar suas ricas fauna e flora, as inscrições são limitadas.

21 k fernando de noronha

 

DEZEMBRO
Maratona e Meia-maratona do Reggae
Local: Jamaica
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: 5 de dezembro
Embalados pelo som do reggae, os corredores largam em uma das praias mais famosas da região de Negril, conhecida como Seven-Mile Beach. O percurso é predominantemente plano, sendo os maiores desafios o calor e a umidade.

Maratona e Meia-maratona de Barbados
Local: Barbados, Caribe
Distâncias: 1,6 km (1 milha), 5, 10, 21 e 42 km
Quando: 2 a 4 de dezembro
Nada melhor do que aliar esporte com uma viagem paradisíaca em uma das mais belas e ricas ilhas do Caribe. As provas são distribuídas em três dias de evento, sendo que há premiação especial para quem completar mais de um desafio. A maratona, que ocorre no último dia, pode ser feita na categoria solo ou revezamento em equipe de 4 corredores.