Roberto de Mesquita PereiraFoto: Roberto de Mesquita Pereira

10 provas incríveis no mundo para fazer este ano

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Corrida

Se você pretende tirar férias ainda este ano e ainda não programou nenhum compromisso, essa é a hora de fazer uma viagem dos sonhos e ainda participar de uma das provas de corrida mais bonitas e incríveis do mundo.

Abaixo, uma lista com dez eventos de corrida que vão acontecer até dezembro e que ainda estão com as inscrições abertas. Seja qual for o seu nível de preparo físico, todas oferecem tanto percursos menores, como desafios maiores, de 21 e 42 km. Confira:

OUTUBRO
Maratona e Meia-maratona de Lisboa
Local: Portugal
Distâncias: 4, 6, 21 e 42 km
Quando: 2 de outubro
Uma prova para ser feito por toda a família, até as crianças, já que inclui um circuitinho chamado Mini Campeões. O evento oferece, ainda, um percurso de 4 km gratuito e aberto a todos. A maratona larga em Cascais, passa pelo Rio Tejo e se encerra no Parque das Nações, no mesmo local que termina a meia-maratona e onde ocorrem as demais provas.

Maratona e Meia Maratona de Lisboa

 

Maratona do Lago de Garda
Local: Itália
Distâncias: 15, 30 e 42 km
Quando: 15 de outubro
Uma rota de beleza impressionante pela qual os atletas passam pelo imenso e surpreendente Lago de Garda, rodeado pelos imponentes Alpes e por pequenos e belos vilarejos e cidades.

Maratona do Lago de Garda

 

Dugway Trail and Ultra Run
Local: Estados Unidos
Distâncias: 5, 10, 20, 30 e 50 km
Quando: 22 de outubro
Já pensou correr em um centro militar de testes de armas químicas e biológicas? Uma vez por ano, a Área 52, como é chamada, é aberta ao público para receber uma corrida de montanha com variadas distâncias. Aqui o que vale não é a beleza do trajeto, mas sim a excentricidade do local. Os percursos são bastante acidentados, porém nenhum deles passa perto de onde as armas são realmente testadas.

NOVEMBRO
Maratona da Grécia
Local: Atenas, Grécia
Distâncias: 5, 10 e 42 km
Quando: 13 de novembro
Oportunidade única de correr a primeira maratona do mundo, que deu origem à prova dos Jogos modernos. Ao longo do percurso, os atletas passam por lugares repletos de história, beleza arquitetônica e paisagens deslumbrantes. Percurso começa na cidade de Maratona e segue plano até o km 12. Depois o trajeto fica cheio de aclives e declives e, a partir do km 20, é só descida.

Maratona de Curaçao
Local: Curaçao, Caribe
Distâncias: 5, 10, 21 e 42 km
Quando: 27 de novembro
É uma prova nova, que está apenas em sua terceira edição, mas que tem conquistado corredores de todo o mundo devido à beleza do local. Além das quatro distâncias no asfalto, oferece uma prova de trail de 10,5 km. O percurso de 21 e 42 km passam por quase toda a orla de praias da capital e também por uma das maiores pontes do mundo, a Queen Juliana Bridge, com pouco mais de 56 m de extensão.

Mountain Do – Deserto do Atacama
Local: Chile
Distâncias: 6, 23 e 42 km
Quando: 13 de novembro
Se correr em um deserto já parece ser um grande desafio, imagine desafiar o deserto mais alto e árido do mundo? Apesar das adversidades, o caminho passa pelos principais pontos turísticos da região, o Vale de La Luna e o Vale da Morte, tendo os atletas que percorrer trechos de chão batido, trilhas entre cânions, sítios arqueológicos e muitas dunas.

mountain do deserto do atacama 6

 

Bagan Temple Marathon
Local: Turquia
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: 26 de novembro
Mianmar é de uma importância histórica incomparável, uma vez que suas terras abrigam mais de 2 mil templos. É neste cenário místico e impressionante que ocorre a prova, limitada a apenas 300 participantes. Nessa época, o clima é quente e úmido, com temperaturas atingindo 30°C.

Bagan Temple Marathon

 

21k Noronha
Local: Brasil
Distâncias: 8 e 21 km
Quando: 26 de novembro
Uma experiência única de correr neste paraíso, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O percurso tem trechos no asfalto, trilhas e praias, e passa pelas mais belas paisagens da ilha. Para preservar suas ricas fauna e flora, as inscrições são limitadas.

21 k fernando de noronha

 

DEZEMBRO
Maratona e Meia-maratona do Reggae
Local: Jamaica
Distâncias: 10, 21 e 42 km
Quando: 5 de dezembro
Embalados pelo som do reggae, os corredores largam em uma das praias mais famosas da região de Negril, conhecida como Seven-Mile Beach. O percurso é predominantemente plano, sendo os maiores desafios o calor e a umidade.

Maratona e Meia-maratona de Barbados
Local: Barbados, Caribe
Distâncias: 1,6 km (1 milha), 5, 10, 21 e 42 km
Quando: 2 a 4 de dezembro
Nada melhor do que aliar esporte com uma viagem paradisíaca em uma das mais belas e ricas ilhas do Caribe. As provas são distribuídas em três dias de evento, sendo que há premiação especial para quem completar mais de um desafio. A maratona, que ocorre no último dia, pode ser feita na categoria solo ou revezamento em equipe de 4 corredores.