Não há fórmula correta para correr, diz estudo

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Corrida de Rua

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Medicina Esportiva de Tampere, na Finlândia, reuniu 286 homens e mulheres jovens para avaliar o modo como eles correm. O resultado foi que apenas 19 mulheres e quatro homens pisavam primeiro com a parte frontal dos pés, enquanto todo o resto usava o calcanhar para tocar o solo.

A partir desses dados, os pesquisadores descobriram que quem pisa com o calcanhar tem mais chances de desenvolver lesões no joelho, já que a força exigida na região é 16% maior, se comparada com quem pisa com a parte frontal dos pés.

Por outro lado, quem usa a frente dos pés está mais sujeito a lesões nos calcanhares e tendões de Aquiles, por exigirem 20% a mais de força nessas regiões. Ou seja, para os estudiosos, não há como fugir do impacto na hora da corrida, nem maneira invariavelmente correta para praticar o esporte.

O líder do estudo, Juha-Pekka Kulmala, não recomenda a troca de pisada para quem tem poucas experiências com lesões e se sente confortável com seu tipo de passada. Mas, também diz que corredores experientes podem variar o tipo de pisada para preservar regiões mais sensíveis a lesões.