Música: aliada da corrida (e do coração!)

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Corrida de Rua

Você sabia que ouvir música durante seus treinos e provas pode melhorar seu desempenho? Isto é o que indica um estudo do pesquisador inglês Costas Karageorghis, da Universidade Brunel, de Londres, publicado no Journal of Sport & Exercice Psycology.

Karageorghis sugere que o desempenho de corredores, enquanto se exercitam ouvindo música, pode ser até 15% melhor, já que o tempo pode passar mais rápido e a percepção de cansaço diminuir.

O pesquisador ainda ressalta que apesar da música ser estimulante e motivacional, é preciso ter cuidado para não desviar a atenção do movimento e da técnica do exercício. O atleta pode ficar muito empolgado e sair do ritmo, correndo o risco de se lesionar e treinar fora daquilo que é a sua capacidade.

Por fim, o estudo conclui que o desempenho dos indivíduos, que foram avaliados por Karageorghis, aumentava quando a música obedecia a certas características e a escolha pelo treino com sons poderia fazer com que a pessoa corresse mais e melhor – além de manter o bom humor.

Música para o coração

Além de ser um bom estímulo para as corridas, a música também faz bem ao coração, pelo menos ao que indica outro estudo apresentado no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã, na Holanda.

O estudo, que foi publicado em nota pela Folha de São Paulo, aponta que a música foi essencial para ajudar no tratamento de pacientes com problemas cardíacos.

Para relacionar o bem-estar dos pacientes ao ouvir os sons, os cardiologistas responsáveis pelo estudo dividiram os voluntários em três grupos: enquanto dois dos grupos realizaram aulas de ginástica por três semanas, apenas um recebeu a recomendação de ouvir qualquer tipo de música durante uma hora, todos os dias. O terceiro grupo não realizou nenhum exercício físico durante os testes, mas esteve em contato com a música no período.

Os cardiologistas verificaram que o grupo que se exercitou e ouviu música melhorou sua capacidade aeróbica em 39%, além de mostrar mudanças positivas com relação a seus problemas cardíacos.

Já o grupo que apenas se exercitou melhorou sua capacidade em 29%, e o grupo que apenas ouviu música ainda assim melhorou sua capacidade aeróbica em 19%. Os cardiologistas ainda sugerem que qualquer pessoa pode melhorar a saúde do seu coração ouvindo música, já que ela estimula o cérebro a produzir endorfina, que ajuda na circulação e garante uma sensação de bem-estar ao paciente.