Massagem desportiva pode ser aliada do corredor

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Corrida de Rua

A massagem pode ser considerada um dos grandes aliados dos esportistas. Ela pode relaxar e estimular a musculatura, além de melhorar o processo de circulação, que aumenta a capacidade de absorção de nutrientes.

O esportista que está com o músculo menos tenso pode render mais em sua prática. E quando o assunto é corrida, não acontece de forma diferente, como explica Maurício Garcia, coordenador do Setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte (SP). “No caso dos corredores, que geralmente enfrentam provas de 5 até 42km, uma musculatura com menor grau de tensão promove um melhor rendimento, fazendo com que este músculo tolere todas as cargas de absorção e produção de energia de maneira mais suave, reduzindo fadigas e lesões por uso excessivo, diz.”

Além desses benefícios, a prática auxilia na prevenção de lesões. “A massagem aliada a uma dieta equilibrada e ao treinamento personalizado, sem dúvida irá prevenir contusões. Realizada periodicamente, no caso de esportistas, ela também ajuda a manter a musculatura bem nutrida e com um tônus ideal”, explica Maurício.

É importante deixar claro que é importate saber qual é o tipo de massagem certa para cada momento. Não seria interessante realizar uma sessão relaxante antes de uma prova de 100 m, por exemplo.

“Se a necessidade for estimular o músculo, prepará-lo para prova, ou deixá-lo aquecido é interessante realizar uma massagem rápida e vigorosa antes da corrida. Já a massagem para extração de fluídos deve ser realizada depois da prova”, completa o fisioterapeuta.