Trail run: as roupas e acessórios indispensáveis

Atualizado em 28 de julho de 2017
Mais em Iniciantes

Muitos corredores de rua estão entrando para o mundo das corridas de montanha e trilhas. A adrenalina desse tipo de prova é diferente e atrai atletas que buscam novos desafios. Entretanto, muita coisa muda dos eventos nas ruas para os da natureza, inclusive algumas vestimentas e acessórios. Veja o que não pode faltar no guarda-roupa e como devem ser os itens usados no trail run.

Tênis
Várias marcas produzem calçados específicos para o trail run, porém, a escolha depende do terreno da corrida. Caso seja mais úmido e lamacento, com trechos molhados, a aderência dos tênis precisa ser maior. Isso evitará escorregões ao longo do caminho – o que pode, inclusive, prevenir lesões.

Camiseta
Árvores e galhos estão no percurso das trilhas, por isso, uma camiseta mais colada ao corpo, como as de compressão, pode ajudar o atleta a não se enroscar pelo caminho. Além disso, esse tipo de vestimenta é feita para esportistas.

Meias
As meias precisam ser altas, para proteger os tornozelos da vegetação. Uma boa opção são as meias de compressão, que ainda ajudam na parte muscular, extremamente exigida nas subidas e descidas das trilhas.

Shorts e calças
Assim como as camisetas, os shorts e calças de compressão são uma boa pedida para que o atleta não se enrosque na vegetação local. A calça deve ser usada em provas mais frias, em lugares mais altos. É importante que haja bolsos para que o atleta leve géis de carboidrato, entre outros itens.

Jaquetas corta vento
É indispensável para todo atleta que quer entrar para o trail run. O material é impermeável e, como seu nome já diz, corta o vento. Pode salvar a vida de um atleta que se perde, por exemplo, por mantê-lo seco.

Chapéu
O boné ou outro acessório para cobrir a cabeça é fundamental, pois além de proteger o rosto do sol, retém o suor que cairia nos olhos. É uma preocupação a menos para o atleta que terá que se focar nos galhos, pedras, piso escorregadio, entre outras adversidades durante a corrida.

Óculos de sol 
Durante os treinamentos, se acostumar com os óculos é fundamental. Quando a prova passa por locais onde o mato está muito alto, a visão pode ficar comprometida pelo item. Cabe ao corredor escolher as lentes certas para usar.

Protetor solar 
Em geral, as provas acontecem em locais de mata fechada, o que protege o corredor da exposição ao sol. Entretanto, tanto no calor, quanto no frio, é importante usar o filtro solar, já que locais abertos, sem nenhuma sombra, também podem estar no percurso.

Mochila de hidratação
É o item que tem ganhado mais importância nos últimos anos. Garante a água necessária para aguentar a corrida, além de permitir que o atleta guarde géis de carboidrato e outros itens para se alimentar. Quando for adquirir a mochila, experimente mais do que uma, pois você a utilizará durante toda a corrida e ela não pode te incomodar.

(Fonte: José Virginio de Morais, diretor técnico da JVM Trail Run, de São Paulo)