Sobrepeso: evite lesões e emagreça sem pressa

Atualizado em 11 de agosto de 2017
Mais em Iniciantes

Pessoas obesas ou com sobrepeso, muitas vezes, procuram a corrida como forma de eliminar esses quilos extras. O excesso de peso, porém, pode ser responsável por alguns problemas, caso esse novo atleta não tenha cuidado. “Lesões ortopédicas por sobrecarga são as queixas mais comuns”, afirma o Dr. Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte no Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Isso ocorre, pois o aparelho locomotor não está preparado para aquele tipo de atividade.”

Para que esses corredores com sobrepeso superem essa dificuldade, “é importante ter o início lento e gradativo, começando por caminhadas”. Desta forma, o corpo estará se condicionando a aguentar, cada vez mais, cargas maiores de exercícios.

Aliadas a essas caminhadas, o Dr. Ranzini sugere “atividades de fortalecimento muscular global, mas, principalmente, dos membros inferiores”. Elas ajudarão na diminuição do impacto sobre o esqueleto e, consequentemente, no risco de contrair lesões. As partes que mais sofrem entre os corredores acima do peso são os joelhos e a coluna, segundo o médico. Caso essas ou outras regiões do corpo se lesionem, suspenda imediatamente as atividades e procure um ortopedista para cuidar.

O Dr. Ranzini faz outra recomendação: “nunca se esqueça de manter uma alimentação balanceada”. Um nutricionista pode ajudar com a criação de uma dieta feita de acordo com a necessidade individual. A combinação entre corrida e uma dieta saudável pode potencializar os efeitos da perda de peso.

Com as caminhadas e a alimentação mais balanceada, alguns quilos já serão eliminados e o condicionamento físico será aprimorado. Nesse momento, os trotes podem ser incluídos na rotina de treino e, mais tarde, a corrida, em si. “Procure sempre um treinador capacitado para que tenha a melhor orientação possível na hora de perder peso com o esporte”, completa.