7 alimentos para o corredor

Atualizado em 22 de dezembro de 2017
Mais em Iniciantes

Para sabermos mais sobre as estratégias alimentares dos corredores fizemos, aqui no site, uma enquete perguntando os alimentos preferidos para ter mais rendimento nos treinos. E, entre os alimentos para o corredor escolhidos, a banana (51%) foi a mais votada. Depois veio os carboidratos das massas e pães (25%) e a batata-doce (24%).

Energia para a corrida e recuperação para o pós-treino, a  batata-doce  é queridinha de quem treina, malha, corre, pedala… Rica em vitaminas A, C, E B1 e B5, tem índice glicêmico baixo, possui ferro e tem benefícios para o fortalecimento do sistema imunológico também.

As  massas e pães  são fonte de carboidratos. A sugestão é optar pelos integrais, que demoram mais para serem digeridos no organismo e ajudam a manter o açúcar do sangue estabilizado por um período maior.

Como sabemos que uma alimentação completa, saudável e equilibrada é fundamental – especialmente no pré e pós-treinos –selecionamos abaixo mais algumas opções de alimentos para o corredor (e indicamos os momentos para consumi-los).

Alimentos para o corredor

BANANA – Pré-treino
A campeã da votação dos alimentos para o corredor é uma excelente fonte de carboidratos, gerando energia nas passadas, além de ser rica em vitamina B6 e potássio, que auxilia na prevenção de câimbras e dores musculares.

ÁGUA DE COCO – Durante e após o treino
Fonte de minerais e eletrólitos, a  água de coco  é considerada um isotônico natural, potencializando a hidratação.

BETERRABA – Pré e pós-treino
Rica em  nitrato  que, no organismo, é um dos precursores do óxido nítrico, substância que auxilia o processo de chegada dos nutrientes e oxigênio nos músculos. Isso auxilia na melhora do desempenho durante os treinos e promove uma recuperação muscular mais eficiente.

MELANCIA – Pré e pós-treino
Rica em citrulina,  que é precursora de arginina, que participa da formação de óxido nítrico. Ou seja, apresenta vantagens similares às promovidas pela beterraba no ganho de desempenho e recuperação.

MELAÇO DE CANA – Pré e pós-treino
Rico em ferro, cobre, magnésio e vitaminas do complexo B. Excelente fonte de energia para o pré-treino e também para o pós-treino, pois auxilia na recuperação muscular, evitando câimbras e dores.

CANELA  E GENGIBRE – Pré-treino
Os dois são considerados termogênicos, ou seja, auxiliam na manutenção do  metabolismo ativo  e dão mais pique para os treinos.

SUCO DE UVA INTEGRAL – Pré e pós-treino
A uva tem grande concentração de compostos fenólicos, sendo o resveratrol o mais importante (que tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, causadores do envelhecimento celular precoce). Os polifenóis presentes no  suco de uva  exercem ação vasodilatadora, que melhora a irrigação muscular. Além disso, é rico em carboidrato de rápida absorção, fornecendo energia imediata.

Fontes: Drª Alessandra Luglio, nutricionista da Clínica  P4B (SP)  e Dr. Euclésio Bragança, nutricionista (SP)