Saiba onde treinar quando viajar

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

As férias de fim de ano estão quase aí e você resolveu viajar com a família. Mas começou a correr, recentemente, e não quer parar com os treinos para não perder o pique e o rendimento. E agora, novato, o que fazer?

Antes de tudo, tenha sempre em mente que a corrida é um dos esportes mais fáceis de serem mantidos durante as férias. Isso porque você não precisa de muitos equipamentos, sendo necessário apenas os seus tênis e roupas adequadas para correr.

A maior dificuldade nesses casos é encontrar rotas seguras para treinar, já que você não está habituado a correr em lugares diferentes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a descobrir os melhores percursos onde quer que você esteja.

– Fale com o pessoal da recepção do hotel onde estiver hospedado. Você, certamente, não é o primeiro corredor que passou por ali. Portanto, a recepção deve ter recomendações de rotas e mapas para que você treine. Além disso, quem trabalha por lá deve conhecer a cidade muito bem. Por isso, pergunte a ele ou ela sobre atrações populares e lugares que você deve procurar ao longo do caminho.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  QUAL O MELHOR LUGAR PARA TREINAR?
icon texto_menor  TREINO PARA MELHORAR O RENDIMENTO NA PROVA
icon texto_menor  COMO APROVEITAR MELHOR A CORRIDA

– Use sites de rotas, como o Map My Run, ou ferramentas de percursos, como o Onde Correr da O2 Por Minuto. Eles mostram os percursos mais populares entre os corredores, o que ajuda na sua escolha. Basta inserir o seu destino no site para que você tenha as rotas mapeadas pelos corredores da área. Você também pode procurar rotas com base em critérios como distância e terreno.

– Encontre um grupo de corrida local. Para isso, será preciso fazer uma busca rápida na internet procurando pelas assessorias existentes por ali. Com toda certeza, se você pedir orientação a eles terá ótimas dicas. E, além disso, quem é apaixonado por correr sempre gosta de ajudar outro companheiro de passadas.

– Se você vai participar de uma prova logo que voltar das férias, outra boa dica é saber as características do percurso, pois isso também auxilia na escolha da rota que você irá percorrer durante os dias de férias. O ideal é que você procure por percursos semelhantes ao que você terá de completar na competição. Caso você não saiba como é o percurso, também pode correr por tempo. Ou seja, treine por 1h, correndo sempre em linha reta. Quando passarem os primeiros 30 minutos, retorne pelo mesmo caminho.

– Procure manter a sua rotina de corrida como se estivesse na cidade onde mora. Foque nos horários de treino, na boa noite de sono e na alimentação. Caso não dê para correr sempre no mesmo horário, pelo menos reserve 1h do dia para se exercitar.

(Fonte: Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia Athletica)