Saiba como dar aquela força para um corredor iniciante

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Você se lembra de quando começou a correr? É bem provável que teve um mentor ou um amigo que o incentivou e, acima de tudo, o ajudou. Agora você está do outro lado. É o atleta mais experiente e poderá encontrar um iniciante, assim como você foi um dia. Sabe o que fazer? Como lidar, talvez, com uma pessoa ou parente que jamais correu alguns metros na vida? Diante dessa realidade, conheça algumas dicas de como você pode se comportar e apresentar a esse novato o mundo das corridas de rua.

++ VEJA MAIS
>> 5 DICAS IMPERDÍVEIS PARA OS INICIANTES
>> MUSCULAÇÃO AJUDA A DESENVOLVER INICIANTES
>> CUIDADOS DE INICIANTES: ORTOPEDIA E FISIOTERAPIA

1. Estimule as caminhadas

Você, enfim, conseguiu convencer seu amigo a trocar o sedentarismo pela corrida de rua. Ele já pensa em sair correndo no primeiro dia. Nada disso. Convença-o a caminhar, em média, 30 minutos por dia. Quando construir certa resistência, ele já poderá começar a pensar em correr.

2. Passe para corrida aos poucos

O início da corrida precisa ser gradual. E você terá importância nesse processo. Você pode incentivar seu amigo a começar com apenas 30 segundos ou até um minuto, intercalando com três ou mais minutos de caminhada. Ele deve aumentar gradualmente o tempo de corrida e, consequentemente, diminuir o tempo de caminhada.

3. Compartilhe suas experiências

Você leu vários livros e visitou inúmeros sites sobre o tema. Boa parte foi importante em sua evolução. Então, não pense duas vezes e indique-os para esse novo atleta. Aliás, se você obteve sucesso com aquele programa de treinamento para iniciantes, você também pode compartilhá-lo. Isso irá estimular ainda mais esse novo corredor.

4Façam uma corrida juntos

Quando você perceber que esse corredor novato já está mais preparado, você pode verificar o calendário e agendar uma corrida de curta distância, como os 5 km. Mesmo que você decida não participar da corrida, tenha certeza de que ele vai gostar do seu apoio antes e depois da prova.

5. Ofereça ajuda até para escolher o tênis

Aquelas pessoas que tiveram pouco contato com corridas de rua não sabem qual é o melhor tênis para usar em um treinamento ou prova. Ou seja, podem comprar um que não seja bom e, com isso, ter algum tipo de lesão no futuro. Por isso, é recomendável que você o leve para sua loja favorita e mostre qual o melhor calçado, roupas, relógios…

6. Treine também com ele

Você pode estar em um ritmo avançado, e o seu amigo ainda ser um iniciante. Mesmo assim, faça companhia e vá treinar com ele. Mas um detalhe: evite puxar o ritmo. Se ele está cansado, fique junto. Não é momento de mostrar em que nível você está. Por outro lado, caso não consiga correr com ele, você pode indicar, por exemplo, um grupo de corrida de rua. Assim, seu amigo poderá se exercitar acompanhado de outras pessoas.

7. Celebre conquistas

Quando você iniciou na corrida de rua, é bem provável que registrou aquela data de seu primeiro km percorrido sem parar uma única vez. Estimule seu amigo a celebrar as ‘conquistas’, como completar sua primeira prova de 5 km. Faça com que ele tire fotos e registre esse momento para sempre lembrar das vitórias pessoais.

8. Mantenha-o motivado

Às vezes, o novato terá dificuldade para se manter sempre motivado para treinar ou completar corridas. Por isso, deixe que ele saiba que esse detalhe faz parte do ‘processo’. Conte a ele sobre as dificuldades que você passou durante sua trajetória. Isso, com certeza, irá inspirá-lo e minimizar uma possível frustração.