Resultados: em quanto tempo eles aparecem?

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Quando os resultados dos treinos começarão a aparecer? Se você é iniciante, certamente, já se fez esta pergunta alguma vez. Fique tranquilo, pois quando o seu corpo conseguir, com os treinos, provocar uma série de adaptações musculares, respiratórias e cardiovasculares, você vai perceber a sua evolução na corrida.

Geralmente, os resultados começam a aparecer após os dois primeiros meses de corrida. A velocidade e a resistência vão evoluindo e você já consegue correr um pouco mais rápido. No entanto, o corpo precisa de um tempo para estabilizar toda parte cardiovascular e articular. Isso porque o condicionamento cardiovascular leva, em média, quatro meses para se adaptar completamente ao exercício. Por isso, vá com calma. Mesmo percebendo a sua evolução não pise muito fundo para não ter problemas lá na frente. Forçar um resultado mais rápido pode causar danos sérios à sua saúde.

Quando pintar aquela ânsia pela melhora no rendimento, lembre-se que nem todos os corredores respondem da mesma forma neste processo de adaptação. Certas vezes, a adequação é mais demorada em um corredor quando comparado a outro. Tudo porque seu desempenho depende do condicionamento que você já tem.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  POR QUE USAR FREQUENCÍMETRO?
icon texto_menor  6 MANEIRAS DE MANTER O RENDIMENTO NA CORRIDA
icon texto_menor  COMPLETE OS SEUS PRIMEIROS 5 KM

E não desanime se você perceber que está progredindo de forma mais lenta, assim como quando aparecerem dores nas pernas e nos braços, comuns nessa fase. Tenha em mente que esse período de base é importante para a sua longevidade na corrida. O treinamento faz com que você tenha uma musculatura que suporte mais tempo correndo sem precisar de tanto oxigênio como no começo, além de bombear de forma mais eficiente o sangue para os músculos. Por isso, tenha paciência.

E fique atento a sua cabeça. Vencer a batalha mental é um dos pontos principais na corrida de rua. Mesmo aqueles que têm um preparo físico melhor, se não contarem com preparo mental suficiente para completar um treino podem se dar mal nessa atividade. Nesses casos, basta treinar a mente para a corrida. Você pode apostar em jogos para desenvolver a paciência, além de escolher rotas diferentes para os treinos e correr com outras pessoas. Isso ajudará a educar a sua cabeça para a corrida.

(Fonte: Arthur Plácido, professor da Academia Fórmula de São Caetano do Sul – São Paulo)