Que tipo de meia usar ao correr?

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Basta entrar em uma loja de materiais esportivos para encontrar uma infinidade de opções de meias. Tem as longas, as curtas, as de compressão e por aí vai. Optar pela mais adequada para os seus objetivos não é tarefa fácil. Mas a partir de agora você não precisará mais ficar em dúvida sobre qual usar.

leia_mais
icon texto_menor  COMO USAR A ROUPA DE COMPRESSÃO?
icon texto_menor  COMO TIRAR O CHEIRO DE SUOR DAS ROUPAS?
icon texto_menor  TOP 6 DA MODA DOS CORREDORES

O ponto mais importante que você deve prestar atenção é o material com o qual a vestimenta é feita. Você deve ficar longe daquelas que são 100% de algodão, já que a meia irá absorver o suor dos pés, ficar molhada e, pior, fará com que você fique com chulé e poderá causar bolhas.

Anote: o ideal é que as meias de corrida tenham alto percentual de poliamida e baixo percentual de algodão. Os tecidos elásticos são outro diferencial, pois eles envolvem o pé e deixam o vestuário com um formato mais anatômico.

Na hora de escolher o tamanho você também deve ficar atento. Existem as meias de cano longo, médio, curto, invisível e sapatilha. A diferença entre elas é o tamanho e a composição. Por isso, o fator determinante da escolha deve ser o tipo de prova que você fará, a temperatura que vai enfrentar e o seu nível de treinamento. As mais curtas e invisíveis, por exemplo, são as mais badaladas entre os corredores de provas até 10 km. As meias de compressão, no entanto, são importantes em percursos mais longos, já que otimizam a performance, diminuem o risco de lesões e ajudam na recuperação pós-treino.
Para temperaturas mais baixas, o melhor é optar por aquelas que têm mistura de lã com outro tecido, já que assim os pés ficam mais bem aquecidos para suportar as baixas temperaturas. Nesses casos tem, ainda, os corredores que preferem usar meias de camada dupla, pois elas também mantêm a temperatura.
Uma dica: quando você for comprar um tênis novo, busque experimentá-lo com as meias que você irá correr. Assim você corre menos risco de errar no tamanho do calçado.

(Fonte: Karen Sarnelli, gerente vestuário Mizuno)