Promessa para 2015: começar a correr

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Você está mentalizando suas promessas de Ano-Novo e decidiu que, em 2015, vai começar a correr. Ótimo, o começo do ano é realmente uma boa época para investir nas passadas. No entanto, por você estar cheio de vontade, pode não perceber os riscos que uma má preparação pode trazer para os seus treinos. Por isso, é de vital importância começar com um check-up preventivo, preferencialmente, com um médico da área esportiva, para detectar qualquer tipo de problema que você possa ter.

Além disso, você deve prestar atenção, também, à sua carga de treinamento. É preciso saber o quanto você pode aguentar para delimitar a quantidade que será percorrida diariamente. E, além disso, você deve tomar cuidado com descuidos primários para não se lesionar. Muitas vezes, o corredor novato acaba se machucando por conta de entorses ao tropeçar, falta de técnica, de aptidão motora, pela escolha do tênis irregular ou por treinar em terreno impróprio.

Ao começar nos treinos, corra três vezes por semana. É importante respeitar 24 horas de descanso entre um treinamento e outro para que o seu corpo tenha tempo de se recuperar. As sessões podem variar de 40 minutos até uma hora, dependendo do preparo de cada um.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  AS PRIMEIRAS SEMANAS DE UM CORREDOR
icon texto_menor  COMO MANTER O RITMO DURANTE A CORRIDA
icon texto_menor  QUAL O MELHOR LUGAR PARA TREINAR?

O trabalho de adaptação ao esporte deve ter 12 semanas. Só assim você estará preparado para maiores volumes e intensidades. No entanto, esse trabalho precisa ser feito com calma para manter a motivação. Se for realizado com pressa e sem orientação profissional o desgaste físico e os erros na carga realizada podem tornar os treinos chatos e desmotivadores, o que pode levá-lo à desistir da corrida.

Mesmo que você esteja empolgado e rendendo bem nesse período inicial, não pule etapas e já se inscreva em uma corrida. Estrear em uma prova leva um pouco mais de tempo, em média, 24 semanas, para que você realize uma prova de 5 km com segurança.

Não desista
O começo dos treinos será, provavelmente, o momento mais difícil que você irá enfrentar. Mesmo com toda empolgação de iniciante, qualquer dor é capaz de desmotivá-lo a ponto de desistir do esporte. Por isso, cuide do seu corpo como um todo, não só a parte física, mas também a psicológica. Ter uma planilha personalizada também pode ajudar.

Mais: ter um objetivo bem definido (seja perder peso, ganho de saúde ou qualquer outro) é fator determinante para não perder o foco. Treinar em locais diferentes, como na areia, na grama ou em trilhas também é estimulante. Correr com amigos é outra boa sugestão.

(Fonte: Fabiano Braun, diretor técnico da assessoria esportiva Floripa Runners e presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina)