Por que usar frequencímetro?

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Depois de um tempo na corrida de rua você começa a perceber que vários corredores sempre estão de olho na sua frequência cardíaca. Você até sente a necessidade de apostar em alguns apetrechos mais tecnológicos, mas não sabe a real função de um medidor de batimentos cardíacos. O frequencímetro pode ser essencial para que você ganhe rendimento.

Ele tem como principal função mostrar a frequência cardíaca que você atinge em cada treino. Essa frequência, expressa em batimentos cardíacos por minuto (bpm), representa a quantidade de vezes que o seu coração bate por um período de tempo determinado (geralmente, em um minuto), sendo um ótimo indicador fisiológico usado para a prescrição de um treinamento adequado para o seu condicionamento físico.

Por isso que o aparelho é um importante aliado na hora de ganhar ou melhorar o seu rendimento de forma segura. Com um cálculo simples, ele mostra a frequência cardíaca ideal para o seu treino, fazendo com que você evolua nas passadas. Se você corre a uma velocidade de 15 km/h e tem batimento de 170 por minuto, por exemplo, conforme for ganhando resistência, vai ser possível fazer a mesma velocidade com menos batimentos cardíacos por minuto. O coração vai bater menos vezes pra fazer o mesmo trabalho. É esse o ganho de resistência que os corredores procuram.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  6 MANEIRAS DE MANTER O RENDIMENTO NA CORRIDA
icon texto_menor  4 TRUQUES MENTAIS PARA UMA PROVA
icon texto_menor  8 SEMANAS PARA COMEÇAR NA CORRIDA

Com os dados em mãos, é possível avaliar o melhor treino para você. Mais: quando não se sabe a sua frequência cardíaca durante os treinos você pode ter um atraso de ganho de condicionamento e, às vezes, até estar correndo acima do necessário, o que pode gerar alguma lesão.

E para usar o aparelho é bem simples: basta prender a cinta na região acima do core, entre o peito e a barriga, e apertar o botão do relógio para ativar a medição dos batimentos.

Calcule sua frequência cardíaca ideal de treino
Para que você saiba em que zona de treinamento deve estar, faça a seguinte conta:

FC Treino = (FC máx – FC Repouso) x Intensidade + FC Repouso

A frequência cardíaca máxima (FC máx) é fácil de ser calculada, bastando subtrair a sua idade de 220, que são os batimentos cardíacos que você atinge ainda como feto em gestação.

A frequência cardíaca de repouso (FC Repouso) deve ser calculada com o frequencímetro, logo que você acorda, ainda deitado.

Já a intensidade da corrida depende da porcentagem de força que você deseja aplicar no treino. Se você for correr com 80% da FC máx, o cálculo seria feito com 0,8, por exemplo.

Supondo que você tenha 30 anos e que sua frequência de repouso seja 55. Desta forma, seu cálculo seria o seguinte:

FC Treino = (190 – 55) x 0,8 + 55
FC Treino = 163 batimentos por minuto.

Pronto! Essa é a sua frequência cardíaca ideal de treino.

(Fonte: Arthur Plácido, educador físico da Fórmula Academia de São Caetano do Sul – São Paulo)