Passo a passo para achar um companheiro de corrida

Atualizado em 03 de agosto de 2017
Mais em Iniciantes

O que você prefere? Correr sozinho ou ter alguém ao seu lado durante determinado treinamento? Há, claro, os que escolhem a segunda opção, correr acompanhado. Para esses, a parceira pode render uma série de fatores positivos. A motivação é maior, o estresse é reduzido, e a sociabilização é intensa e estimulante. E não para por aí. Pode até ficar mais fácil cumprir a proposta de treino. Isso sem contar aquela revigorante sensação de trabalho em equipe. Diante disso, veja alguns indicadores para ajudar a encontrar o parceiro ideal para sua atividade.

Participar de grupo de corrida
Ter apenas um amigo pode ser complexo em alguns momentos. Imagine se esse atleta entrar em férias ou ficar doente. O que você fará? Irá parar por um determinado tempo, assim como fez seu companheiro? Por isso, é recomendável participar, por exemplo, de um grupo de corrida de rua. Se tiver esse desejo, você conhecerá, facilmente, novos ‘amigos de corrida’. Além disso, ter parceiros com diferentes habilidades pode ser benéfico para cumprir suas metas de treinamento. Um pode ser aquele que gosta de corridas longas com um ritmo mais lento. Já outro é especialista em treinos de velocidade. Tudo isso pode ser estimulante.

Conheça aquele corredor mais rápido
Aliás, sabe aquele integrante do grupo de corrida que mostrou evolução e está sempre um pouco à frente de você? Não tenha vergonha de abordá-lo. Pergunte se ele se importa que você acompanhe seus treinos. Segundo especialistas, encontrar pessoas que estão melhores que você pode ser um incentivo para seu crescimento. Mesmo sem poder acompanhá-lo, esse novo amigo irá estimulá-lo a sair da ‘zona de conforto’. Isso sem contar aquele bate-papo após o treino, onde você poderá descobrir como ele evita aquela cãibra na panturrilha ou a maneira como atingiu determinado crescimento nos treinamentos.

Planilha diferentes e temperamento
Imagine o seguinte cenário: você é iniciante e vai passar pela sua primeira corrida de 5 km. Já seu amigo está se preparando para uma maratona. Naturalmente, o treino será bem diferente. Ritmo e distância podem até ser incompatíveis. Porém, isso não significa que nunca mais poderá treinar com essa pessoa. Um treino regenerativo pode ser o mote para um reencontro. A corrida é um esporte individual. Lembre-se disso. Por outro lado, outros detalhes, como personalidade e temperamento, podem, sim, afastá-lo desse ‘amigo’. Dificilmente, você irá querer treinar ao lado de uma pessoa que não para de reclamar se está quente ou frio, ou da dificuldade de terminar uma atividade.