Minha primeira corrida: 10 km

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Após superar o desafio dos 5 km, os corredores começam a almejar passadas maiores. A prova de 10 km é a segunda barreira que o atleta amador precisa superar. “É importante que a pessoa seja assídua nos treinos e não apenas aquela corredora de fim de semana”, afirma a treinadora Adriana Genioli, diretora técnica da AG Assessoria Esportiva, de Fortaleza (CE).

++ LEIA MAIS:
>> 
MINHA PRIMEIRA CORRIDA: 5 KM
>> MINHA PRIMEIRA CORRIDA: 15 KM
>> MINHA PRIMEIRA CORRIDA: 21 KM
>> MINHA PRIMEIRA CORRIDA: 42 KM

 

Veja algumas sugestões que ela preparou para você encarar os seus primeiros 10 km:

1. Segurança nos 5 km
É importante que o atleta esteja correndo os 5 km sem dificuldades. “A experiência em corridas menores fará toda a diferença”, garante Adriana.

2. Treinamento mais sério
Para os 5 km, treinos leves são o suficiente para completar a prova, mas quando a distância dobra, o empenho precisa ser maior. “O corredor deve treinar, pelo menos, três vezes por semana”, diz. “Varie com treinamentos de velocidade, contínuos e longos”. Ela não impõe um período mínimo de preparação. “A individualidade deve ser respeitada, cada pessoa tem seu tempo.”

3. De olho no percurso
Antes de se inscrever na sua primeira corrida de 10 km, verifique o caminho por onde ela passa. “Existem percursos mais planos que tornam a prova mais fácil, porém, há os com subidas, que fazem os 10 km parecerem 15 km”, conta a treinadora.

4. Faça a sua prova
“É preciso conhecer o próprio ritmo, não largar forte e nem acompanhar outros atletas mais rápidos do que você”. Esqueça os outros atletas e corra como planejou desde antes da largada.

5. Não pule etapas
Respeitar a sua evolução é importante para que você não seja um atleta de uma prova só. “Às vezes, as pessoas correm distâncias maiores sem o devido preparo e podem pagar caro com lesões que podem durar meses”. Com uma evolução gradativa e, se possível, com a ajuda de um profissional capacitado, “você será um corredor para sempre.”