Massagem desportiva ajuda corredor

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

É difícil encontrar alguém que não goste de massagem. Ela ajuda a relaxar, aliviar o estresse e tem até propriedades medicinais. O que poucos corredores sabem é que ela pode ajudar a melhorar o desempenho nas corridas.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  SEIS MOTIVOS PARA A MASSAGEM ENTRAR NA SUA PLANILHA

“A diferença entre a massagem desportiva e a relaxante é a pressão e velocidade dos movimentos executados”, explica Patricia Mari Maruyama, terapeuta das Clínicas Luiza Sato, localizadas em sete cidades de São Paulo, especializadas no assunto.

O tratamento pode ser realizado tanto antes, quanto após os treinamentos. “No pré-treino, fazemos menos pressão e movimentos mais rápidos, para aquecer e estimular a musculatura”, conta. “Depois da corrida, aplicamos mais pressão, com movimentos mais vagarosos, e o objetivo é eliminar resíduos tóxicos, aliviar as dores e relaxar os músculos.”

Nesse tipo de massagem, especificamente para corredores, os terapeutas executam os movimentos no quadríceps, abdutores, adutores, tibiais anteriores, glúteos, isquiotibiais, panturrilha e na região lombar, partes mais exigidas durante a corrida. O trabalho é feito com o deslizamento do polegar, dedos, cotovelos, além do amassamento com as mãos espalmadas. Massoterapeutas e fisioterapeutas são indicados para o serviço, de acordo com Patricia.

Não há uma quantidade de vezes específica que um corredor deve fazer esse tipo de trabalho. Os benefícios da massagem desportiva são a “diminuição dos riscos de lesão, estimula a circulação sanguínea, ajuda a eliminar as toxinas e resíduos metabólicos, melhora a mobilidade articular e reduz os espasmos musculares.” Por fim, o método aplicado após o treino, ajuda o corredor a se recuperar mais rapidamente para o próximo desafio.