Grupo usa rede social como suporte na perda de peso

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Perder peso nessa época do ano é o objetivo de muita gente. Alcançar essa meta ao lado de outras pessoas pode ser ainda mais divertido. Essa é a ideia do Projeto Carcará: um grupo de pessoas do Brasil inteiro, que se ajudam diariamente – via internet – na busca por uma vida mais saudável.

Quatro empresários – Fernanda Ferraresi Fernandes, Paulo Brasil Junior, Patrícia Della Rovere e Daniel Camilo – são os idealizadores do projeto. “No grupo, nos falamos todos os dias, trocando ideias sobre alimentação, treinos, desabafamos sobre eventuais derrapadas na dieta, sucessos da semana, enfim”, explica Fernanda. Ao ingressar no projeto, a pessoa deve contar seu peso e qual é a sua meta e, a partir disso, debater as meios de atingir esse objetivo.

Todas as segundas-feiras, os 139 integrantes do projeto postam uma foto da balança com o seu peso dentro de um grupo do Facebook. Fernanda é responsável por anotar em uma planilha, apelidada de ‘caderninho do mal’, onde controla os avanços e deslizes de cada membro.

“Há quem engorde algumas gramas, outros uns quilinhos, mas todos do grupo tentam entender o que aconteceu com aquela pessoa”, diz a empresária. “Além disso, prontamente já animam esse participante para que ele não desista do seu objetivo”, lembra. “Acaba sendo um grupo de autoajuda, onde o ponto forte é o comprometimento com os amigos.”

A atividade física está totalmente ligada ao grupo – inclusive a corrida. “As pessoas querem emagrecer para começar a correr, ou para melhorar o desempenho e também correm para perder peso.” Segundo Fernanda, “muitos participantes estão se inscrevendo para suas primeiras corridas de rua, o que é muito gratificante”, garante Fernanda, corredora desde 2001.

O sucesso das pessoas é o maior incentivo. “A determinação do outro encoraja os que estão um pouco pra baixo e mostra que podemos derrapar, mas não podemos desistir.” Alguns participantes já atingiram a meta. “Nem por isso eles saem do grupo, pois continuam ajudando os que estão buscando o objetivo.”

Quer fazer parte desse projeto? Entre no grupo do Facebook e bons treinos, boa dieta e boa saúde!