Faça a transição das caminhadas para as corridas

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

É cada vez mais comum encontrar pessoas que estão adotando a corrida como uma opção de lazer e bem-estar. Antes disso, porém, praticamente todos passaram pelas caminhadas – seja na esteira, ruas ou parques. A transição entre andar e correr precisa ser gradual para garantir a saúde do atleta.

++ LEIA MAIS:
>> CAMINHAR EM PARQUES É BENÉFICO PARA O CÉREBRO
>> 6 DÚVIDAS DE QUEM QUER OU FAZ CAMINHADA
>> CAMINHADA ALIVIA DORES NAS COSTAS

Primeiros passos
Nunca é demais recomendar que, antes de começar a praticar qualquer atividade física, a pessoa passe por um médico e faça alguns exames. Veja o procedimento completo na reportagem Antes de correr, vá ao médico.

Em movimento
Após algum tempo praticando regularmente as caminhadas, o ideal é acelerar o passo gradualmente. Esse ritmo forte ficará, aos poucos, mais confortável para o caminhante.

Hora de correr
Depois da adaptação a uma velocidade maior na caminhada, a pessoa pode incluir nos treinos pequenos trotes (de caminha de três a cinco vezes por semana, utilize de dois a três dias para os trotes). Isso acostumará o corpo a uma nova exigência muscular e ajuda o praticante a coordenação e força para, logo, correr de forma contínua. Entretanto, como há mais impacto na corrida, é importante dar intervalos de, pelo menos, um dia entre os treinamentos com trote.

Mantenha o passo
Aumente, de forma gradual, as distâncias dos trotes durante os treinos. Neste momento, a velocidade não é tão importante, por isso, mantenha o ritmo. Assim, o atleta evitará lesões musculares por sobrecarga de exercícios. Em pouco tempo, o caminhante se tornará um corredor.

Primeiras corridas
Os treinos precisam continuar em ritmo leve. Nesse estágio, o acompanhamento de um profissional de educação física pode ajudar. Assim, o progresso do atleta será contínuo, de acordo com seu objetivo.

Tênis de caminhada ≠ tênis de corrida
Nem sempre os calçados utilizados para as caminhadas são ideias para a corrida. Veja como escolher os seus na reportagem Acerte na escolha dos tênis.

Fontes: Camilo Geraldi, diretor técnico da assessoria esportiva Cogtri Sposts, em Belo Horizonte (MG); e Diego Lopez, diretor técnico da assessoria esportiva Trilopez de São Paulo (SP).