Eu posso correr um dia antes da prova?

Atualizado em 27 de abril de 2016

Eu posso correr um dia antes da prova? Provavelmente, você já deve ter feito essa pergunta. O tema é controverso seja para quem vai disputar uma corrida de 5 km ou de longas distâncias. Saiba que praticar uma atividade física ou não poucas horas antes de uma prova pode influenciar seu desempenho. Como? A gente conta logo abaixo.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  DICA DO ESPECIALISTA: FORÇA MUSCULAR PARA A CORRIDA 

icon texto_menor  UM NOVO TREINO PODE PEDIR DESCANSO 

Descanso

– O descanso ajuda os sistemas fisiológico e estrutural do atleta a estarem 100%. Quanto mais descansado o corpo, melhor deve ser o rendimento do atleta no dia da prova.

– É importante repousar no dia anterior ao evento para estar com seu nível de glicogênio muscular (que fornece energia para os músculos) estocado em seu nível máximo.

– Aliás, a cautela nos treinos não deve ser exclusividade do dia que antecede uma corrida. As semanas anteriores, período conhecido como pré-competitivo ou de polimento, também merecem atenção especial. O polimento pode ser aplicado tanto entre iniciantes como atletas mais experientes. E se recomenda repouso no dia anterior de uma prova.

– Não vale a pena correr ou treinar no dia anterior a uma competição, por exemplo, se você estiver cansado por causa de uma rotina desgastante de trabalho. Se uma rotina de treinamentos já foi seguida, a corrida na véspera à prova não fará diferença para o seu desempenho.

‘Soltar-se’ na véspera

– A ansiedade e o estresse na véspera geram uma tensão muscular que, em alguns casos, pode atrapalhar o resultado final. Por isso, tem atleta que prefere se ‘soltar’, fazer alguma atividade no dia anterior para minimizar esse efeito. Se optar por um treino, recomenda-se fazer apenas uma corrida bem leve, para não cansar. Uma atividade de 30 minutos em ritmo bem tranquilo é o suficiente. Esse trote, por exemplo, pode relaxar os ‘tensos’ grupos musculares e até trazer mais confiança para o corredor.

Antes de definir sua escolha (treinar ou não na véspera), é recomendável conversar com seu treinador – caso tenha um – e respeitar os limites do corpo.

E você? O que prefere? Descansar completamente ou realizar algum tipo de atividade nas 24 horas que antecedem uma prova?

(Fontes: Rogério Carvalho, diretor técnico da UPfit assessoria esportiva, de São Paulo, e Marcello Butenas, diretor técnico da Butenas Assessoria Multiesportiva, de São Paulo)