Eu posso correr um dia antes da prova?

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Eu posso correr um dia antes da prova? Provavelmente, você já deve ter feito essa pergunta. O tema é controverso seja para quem vai disputar uma corrida de 5 km ou de longas distâncias. Saiba que praticar uma atividade física ou não poucas horas antes de uma prova pode influenciar seu desempenho. Como? A gente conta logo abaixo.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  DICA DO ESPECIALISTA: FORÇA MUSCULAR PARA A CORRIDA 

icon texto_menor  UM NOVO TREINO PODE PEDIR DESCANSO 

Descanso

– O descanso ajuda os sistemas fisiológico e estrutural do atleta a estarem 100%. Quanto mais descansado o corpo, melhor deve ser o rendimento do atleta no dia da prova.

– É importante repousar no dia anterior ao evento para estar com seu nível de glicogênio muscular (que fornece energia para os músculos) estocado em seu nível máximo.

– Aliás, a cautela nos treinos não deve ser exclusividade do dia que antecede uma corrida. As semanas anteriores, período conhecido como pré-competitivo ou de polimento, também merecem atenção especial. O polimento pode ser aplicado tanto entre iniciantes como atletas mais experientes. E se recomenda repouso no dia anterior de uma prova.

– Não vale a pena correr ou treinar no dia anterior a uma competição, por exemplo, se você estiver cansado por causa de uma rotina desgastante de trabalho. Se uma rotina de treinamentos já foi seguida, a corrida na véspera à prova não fará diferença para o seu desempenho.

‘Soltar-se’ na véspera

– A ansiedade e o estresse na véspera geram uma tensão muscular que, em alguns casos, pode atrapalhar o resultado final. Por isso, tem atleta que prefere se ‘soltar’, fazer alguma atividade no dia anterior para minimizar esse efeito. Se optar por um treino, recomenda-se fazer apenas uma corrida bem leve, para não cansar. Uma atividade de 30 minutos em ritmo bem tranquilo é o suficiente. Esse trote, por exemplo, pode relaxar os ‘tensos’ grupos musculares e até trazer mais confiança para o corredor.

Antes de definir sua escolha (treinar ou não na véspera), é recomendável conversar com seu treinador – caso tenha um – e respeitar os limites do corpo.

E você? O que prefere? Descansar completamente ou realizar algum tipo de atividade nas 24 horas que antecedem uma prova?

(Fontes: Rogério Carvalho, diretor técnico da UPfit assessoria esportiva, de São Paulo, e Marcello Butenas, diretor técnico da Butenas Assessoria Multiesportiva, de São Paulo)