Encontre sua motivação para correr

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Que todo começo é difícil, isso a gente sabe. Você está mudando o seu estilo de vida, partindo para um ambiente mais saudável, dando uma chance a si mesmo de viver melhor. Mas, caro corredor, não existe milagre. O mundo da corrida exige tempo, paciência e dedicação. E como sabemos que você está disposto a isso, alguns artifícios e estratégias podem tornar esse percurso muito mais fácil. E quando menos imaginar, despertará o Forrest que existe dentro de você.

Escolha um local legal para treinar

Nas academias é possível correr em modernas esteiras, muitas com televisão. Assim você pode planejar o seu treino para a hora do seu programa preferido. Já os treinos ao ar livre são os preferidos da maioria dos corredores. Parques normalmente têm pistas de corrida, algumas com marcação de metros e quilômetros, o que é bom para quem quer fazer esse controle.

Música em seus ouvidos

Desde que você não esteja correndo na rua, com carros por perto ou em parques nos quais outros esportes são praticados (como ciclismo, skate, patins etc.), a música está liberada. Se não se sentir completamente seguro, use o fone em apenas um dos ouvidos para não perder totalmente o contato com o meio externo. Assim, caso algo aconteça, você poderá ser avisado.

Una-se aos amigos

A corrida pode parecer um esporte solitário, mas é só sair por aí para encontrar novos companheiros de treino. E se você frequentar sempre o mesmo lugar para treinar, verá como esse esporte é capaz de unir as pessoas.

Trace pequenas metas

Você pode fazer uma aposta com seu marido, a namorada ou consigo mesmo. Aquela calça 38 ou a barriga de chope serão seu alvo em dois meses. Ou conquistará sua medalha nos seus primeiros 5 km antes do verão. Seja qual for a meta, é muito bom quando você a conquista. Use e abuse dessa estratégia.

Insista

Talvez você não se apaixone pelo exercício logo de cara. Isso é normal. Mas garantimos que, depois de duas ou três semanas, você não vai mais parar de correr.

Não desanime

Lembre-se sempre do motivo que o fez começar a correr. Por mais que em alguns momentos o desânimo te leve a pensar em desistir, levante a cabeça e mostre do que você é capaz e que nenhum obstáculo irá te interromper.

(Matéria publicada pela Revista O2, edição 125, setembro de 2013)