Em qual sentido devo correr na rua?

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Geralmente, ao realizar treinos mais longos, muitos corredores preferem correr na rua, em grandes avenidas. Mas a quantidade de carros que passa por ali em alta velocidade é muito grande, o que faz com que você precise ter cuidado redobrado com a corrida de rua, já que a sua segurança ao correr deve ser, sempre, a prioridade nos treinos.

O primeiro deles (e mais importante) é saber em qual direção correr. Afinal, o melhor é correr no sentido dos carros ou na direção oposta? O sentido contrário é sempre o mais indicado. Isso porque, desta forma, você tem melhor noção do espaço que tem para correr entre o carro que trafega e o fim da pista.

Além disso, assim você pode ver os carros que vêm na sua direção, sendo muito mais seguro do que ter carros nas suas costas. Em algumas áreas, inclusive, isso não é nem uma questão de escolha, pois a lei exige que os corredores e caminhantes usem o lado oposto ao tráfego para se exercitar.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  COMO TREINAR COM POUCA LUZ
icon texto_menor  O QUE TODO CORREDOR DEVE SABER
icon texto_menor  20 REGRAS DE OURO PARA CORRER

Lembre-se, sempre, que os motoristas têm um monte de distrações, enquanto dirigem e que eles podem não vê-lo até o último minuto (ou até que seja tarde demais). Se você pode assumir o controle da sua própria segurança, prefira correr contra o tráfego. E se um carro estiver vindo em sua direção, saia do caminho. Você nunca deve assumir que o motorista pode enxergar você.

Outro cuidado importante a ser tomado é ter bastante atenção às irregularidades da pista. Um tombo, um tropeço ou um desequilíbrio podem colocá-lo em grande risco de atropelamento.

(Fonte: Guto Ferrari, coordenador de running da Academia Velox Fitness – Rio de Janeiro)