Dicas para estrear em uma corrida de rua

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

As corridas de rua passam a ser o objetivo de muitos atletas depois de algum tempo de dedicação ao esporte. Porém, antes de encarar a primeira, as dúvidas são frequentes entre os corredores. Por isso, separamos algumas dicas para estreantes em provas.

++ LEIA MAIS:
>>
CONTROLE SUA PROVA (E A ANSIEDADE)
>> MINHA PRIMEIRA CORRIDA: 5 KM

Os dias anteriores
O que você tinha para treinar, já treinou. Portanto, nada de corridas muito longas ou intensas nos dias que antecedem a prova. Uma rotina leve – e até com outros esportes, como a natação e o ciclismo – pode ajudar o atleta a diminuir a ansiedade. A técnica de diminuir o ritmo dos treinamentos às vésperas da prova é chamada de polimento (veja mais na reportagem Polimento: diminua o ritmo antes das provas).

O dia anterior
O descanso é importante no dia que antecede a competição. Com o corpo 100% recuperado, o atleta tem tudo para realizar uma boa prova.  A alimentação e hidratação devem ser bem reguladas. Caso a corrida seja de manhã, evite alimentos açucarados e gordurosos na noite anterior, pois podem causar desconfortos gastrointestinais durante a prova. Dê preferência aos carboidratos, mas sem exagero. Por último, nada de experimentar uma comida diferente neste dia.

Deixe separada a roupa e o tênis que utilizará para correr. Não vista – nem calce – nada que nunca tenha usado antes. Experimente shorts, camisetas, tops, calças e, principalmente, os calçados, nos treinos.

O dia da prova
Acorde cerca de 1h30 antes da largada da prova – se morar muito longe, mais tempo é aconselhável. Tome seu café da manhã com calma, beba bastante líquido e, se possível, leve uma fruta para o local da corrida.

Procure chegar cedo para retirar o chip ou o kit – caso seja necessário – e para entrar no clima da prova. Faça o aquecimento e alongamento (veja dicas nas reportagens Aqueça a musculatura para os treinos e provas e Alongamento: guia para o corredor), posicione-se na largada e boa prova!

No percuso, mantenha-se bem hidratado e não deixe se influenciar pela velocidade dos outros atletas. Faça a sua corrida, no ritmo que for mais confortável. Ao fim da prova, beba mais água, coma uma fruta e aproveite os últimos momentos no local.

Fonte: Eduardo Bigarelli, diretor técnico da Bigah Assessoria Esportiva, de São Paulo