Dicas para arrasar na sua primeira corrida

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Você está há tempos treinando para a sua primeira corrida de rua e, finalmente, a prova para a qual você se inscreveu está chegando. No entanto, para que você complete o trajeto com sucesso, é importante tomar alguns cuidados básicos. Pensado nisso, reunimos seis dicas para a sua primeira corrida. São pontos-chave que fazem com que qualquer corredor de primeira viagem esqueça um pouco a ansiedade e se dê bem na competição que se aproxima!

1. Hidrate-se adequadamente
A ingestão adequada de água fará com que você tenha um bom rendimento, uma vez que o seu corpo responde melhor aos estímulos quando está bem hidratado. Como você ainda é novato nas corridas e fará provas de, no máximo, 10 km, não precisa investir isotônicos, por exemplo, durante a disputa.

2. Cuidado com o ritmo
Sua ansiedade estará nas alturas na hora da largada. Por isso, preste muita atenção para não imprimir um ritmo nos primeiros quilômetros que não corresponde ao que você treinou. Use um pace conservador por ser sua primeira corrida. Faça algo próximo do que foi executado em treinamento.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  SEJA UM CORREDOR DE RUA MENTALMENTE FORTE
icon texto_menor  DICIONÁRIO DO CORREDOR INICIANTE
icon texto_menor  5 PRINCIPAIS ERROS DO CORREDOR INICIANTE

3. Check-list
Certifique-se no dia anterior ao da corrida que tudo está em ordem. Coloque o número de peito, o chip e a roupa que você vai usar em um mesmo lugar para facilitar a sua organização no dia do evento.

4. Escolha o que você vai vestir
Não use roupas ou tênis novos no dia da prova para não sofrer com possíveis bolhas ou incômodos. Além disso, cheque a previsão do tempo para a hora da corrida, pois assim você fica sabendo que tipo de roupa escolher.

5. Fique atento ao horário
Procure se programar e cumprir um planejamento em relação ao horário de largada. Não faça nada com pressa e esteja no local da prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. Isso faz com que você fique familiarizado com o local da corrida e possa fazer seu aquecimento com calma.

6. Local da largada
Depois de aquecido, posicione-se no curral de largada de acordo com o seu ritmo. Na frente sempre ficam os mais rápidos e, atrás, os que têm pace mais lento – na dúvida, pergunte para alguém da organização qual é o seu local de largada. Assim que a prova tiver início, mantenha a calma e tente aumentar o ritmo apenas quando a multidão diminuir e todos estiverem melhor espalhados pelo trajeto.

(Fonte: Ronaldo Martinelli, professor do programa Bio Running da academia Bio Ritmo)