Devo levar garrafa d’água para a prova?

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Quem começa na corrida de rua sempre tem um monte de dúvidas sobre quais as melhores estratégias para ter sucesso nos treinos e nas provas. E quando o assunto é a primeira competição, esses questionamentos são ainda maiores, afinal tudo é novo e você não quer fazer feio depois de tanto tempo de treinamento. Uma das perguntas mais frequentes é se o corredor deve levar a sua garrafinha d’água para a hidratação durante a prova. A resposta, na realidade, é individualizada.

Nos eventos já existem pontos de hidratação planejados para que os atletas reponham a água perdida com o suor. E a maioria deles prefere os copinhos de água para se hidratar. Mas existem aqueles que preferem levar a sua própria água. Nesses casos, será necessário usar aqueles cintos de hidratação, onde você coloca a garrafa para usá-la sempre que necessário. Para que você não fique incomodado com o acessório (que às vezes pode apertar ou escorregar para o bumbum) é importante treinar usando o cinto antes de ir para a prova. Lembre-se, sempre, que para se dar bem nas competições é importante que você faça apenas aquilo que já foi testado nos treinos.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  COMO MANTER O RITMO DURANTE A CORRIDA
icon texto_menor  6 RAZÕES PARA SE INSCREVER EM UMA PROVA
icon texto_menor  COMO APROVEITAR MELHOR A CORRIDA

A vantagem de levar a sua própria garrafa é que você pode se hidratar sempre que quiser. A desvantagem é que a quantidade de líquido é finita. Por isso, antes de pisar na linha de partida de qualquer prova é importante fazer a lição de casa estudando os apoios que você terá a sua disposição. Algumas questões-chave devem ser respondidas antes da competição como: “Quanta água eu preciso para completar bem a prova?”, “Quantos pontos de hidratação estão disponíveis ao longo do percurso?”, “Onde eles estão localizados?”, “O que eles servem?”. Isso permitirá que você se programe e, mais do que isso, não leve peso desnecessário na garrafinha por não montar uma estratégia pré-prova.

Lá na frente
Usar a garrafinha de água também é uma boa pedida para aqueles que pretendem correr distâncias maiores lá na frente. Isso porque, à medida que você for evoluindo nas passadas e os percursos começarem a aumentar (durando mais de uma hora), será preciso usar carboidratos (que podem ser em gel ou isotônicos) para repor os sais minerais perdidos. Eles são responsáveis por dar energia para que você continue firme e forte na corrida. Mas nem todos os atletas conseguem se adaptar facilmente aos suplementos disponíveis no mercado, precisando dissolvê-los em água. Assim, com a sua própria garrafa em mãos, você não precisará esperar por um ponto de hidratação para planejar quando o carboidrato será ingerido.

(Fonte: Emerson Damásio, diretor técnico da Health Team Assessoria Esportiva – PE)