Desanimado? Chame um amigo pra correr

Atualizado em 14 de julho de 2017

A corrida é um esporte prazeroso e divertido. Não é por acaso que, cada vez mais, ela conta com novos adeptos. Mas, certas vezes, a monotonia dos treinos pode criar um desinteresse pelo esporte. Principalmente, quando você é iniciante. Como ainda não consegue perceber sua evolução e os treinos ainda são bastante básicos, manter a motivação pode não ser tarefa fácil.

Uma estratégia para acabar com o desânimo, pode ser a de correr acompanhado. A atividade física e a socialização andam juntas e são ótimos motivos para você treinar em dupla, em trio ou até em equipe. Ter companhia durante a atividade traz benefícios no desempenho e é um incentivo para continuar treinando. Além de ser uma forma de motivar quem está começando na corrida e ainda não pegou o ritmo dos treinamentos.

Mas você deve respeitar alguns princípios para não prejudicar o seu progresso e o companheiro. Ao treinar acompanhado, não deixe seu objetivo na corrida em segundo plano, o que é muito comum. De nada adianta você se socializar, se a meta principal estabelecida para as passadas (que pode ser uma prova ou melhorar o tempo na corrida, por exemplo) não for atingida.

Escolha um parceiro que tenha o nível de condicionamento físico parecido com o seu, que tenha objetivos similares e que esteja disposto a fazer ajustes no treino, quando preciso. Além disso, fique ligado na sua frequência cardíaca ou percepção de esforço durante a corrida, para não forçar demais o ritmo tentado acompanhar seu companheiro de passadas. E divirta-se, enquanto corre.

Outra boa estratégia é procurar por um companheiro experiente e que tenha paciência para ensinar a técnica da corrida. Conhecer corredores veteranos é, também, uma boa forma de se empolgar com o esporte. Essa tática é muito adotada por assessorias esportivas, sempre com o cuidado de não sobrecarregar o novo corredor, é claro.

Por fim, estabeleça metas diárias para cumprir junto com o seu amigo de corrida. Como no começo a falta de preparo físico ainda faz com que a corrida seja mais difícil para você, ter alguns objetivos a cada dia de treino pode auxiliá-lo e, além disso, fazer com que você fique motivado.

(Fontes: Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva Paulo Rennó, e Felippe Norimatsu, professor responsável pelos treinos de corrida na Reebok)