Cuidados para corredores de fim de semana

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

É muito comum escutar a seguinte frase: “minha rotina de trabalho não me permite praticar alguma atividade física durante a semana, mas aos sábados e domingos, costumo correr um pouquinho”. Ser um atleta de fim de semana pode trazer alguns riscos para as pessoas.

++ LEIA MAIS:
>> DICA DO ESPECIALISTA: POUCO TEMPO PARA CORRER
>> PLANILHA: SEM TEMPO PARA COMEÇAR A TREINAR

Problemas
Ao não treinar o corpo para uma atividade física e, subitamente, expô-lo a uma intensidade grande de exercício, o atleta pode sofrer com lesões musculares e articulares – já que o aparelho locomotor (musculoesquelético) não está devidamente condicionado. Além disso, o corredor pode ter desidratação, hipertermia (elevação da temperatura corporal) e – em casos mais sérios – complicações cardiorrespiratórias e/ou acidente vascular cerebral (AVC).

Soluções
Seja acordando mais cedo ou indo dormir mais tarde, o ideal é que a pessoa ache uma brecha na agenda e, assim, inclua, pelo menos, um treino no meio da semana. Cerca de 30 minutos de atividades físicas, de três a quatro vezes por semana, já ajuda a melhorar a saúde.

Porém, para aqueles que não conseguirem, é fundamental que a atividade seja de baixa intensidade – sem preocupações com distância ou intensidade do treino. É a única forma de se proteger dos possíveis problemas.

Dicas extras: o checkup médico é indispensável para a segurança desse corredor de fim de semana (veja quais exames são necessários na reportagem Antes de correr, vá ao médico). Procure uma loja especializada para fazer o teste da pisada e, assim, adquirir o tênis certo para você (veja mais na reportagem Acerte na escolha dos tênis).

Fonte: Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, em São Bernardo do Campo (SP)