Cuidado como você pisa, tênis certo e tipos de pés

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Corrida de Rua

Para aquelas pessoas que gostam de correr ou praticar alguma atividade física tem sempre um tipo e modelo correto de calçado. Correr de forma despretensiosa como apenas um treino leve ou até mesmo uma prova, é sempre bom estar atento ao tipo de pisada que se tem e, a partir dela, procurar um tênis ideal.

Praticar esportes sem um tênis adequado pode causar problemas sérios. Os movimentos dos pés são muito mais complicados do que parece e com certeza merece muita atenção

Cada pé é composto por 26 ossos, que são integrados por um complexo sistema de ligamentos que permitem a ação coordenada de músculos e tendões nos movimentos articulares. Nas atividades esportivas, estes movimentos são repetidos muitas vezes, causando um impacto nos pés correspondente a várias vezes o peso corporal do atleta.

Um tênis com amortecedor tem a capacidade de absorver o impacto da pisada, que ocorre no sentido vertical, já um tênis com estabilidade, ajuda a corrigir os movimentos laterais, muito comuns durante a passada.

O importante é utilizar o calçado adequado as suas características, isso melhora o rendimento de seu treino prevenindo, entorses, e futura lesões.

Para determinar a sua pisada, o mais indicado é procurar um podólogo ou visitar uma loja especializada que possua aparelhos apropriados.

Qual tipo de pé é o seu?

Pé normal

Quando o pé toca o chão primeiro com a parte exterior do calcanhar e, em seguida, inclina-se levemente para dentro. Assim, os impactos são absorvidos de maneira mais uniforme. Essa pisada é denominada de Neutra.

Tênis recomendados: calçados com solado uniforme e design que vise uma maior estabilidade.

Pé Plano (ou Pé Chato)

Ocorre quando o arco da planta do pé é menos acentuada que o normal. Ao tocar o chão, o primeiro apoio também é a parte externa do calcanhar, porém depois, o pé inclina-se excessivamente além do necessário. Chama-se de pisada Pronador

Tênis recomendados: os que possuam grande estabilidade, reforço na parte interna e, de preferência, não tenham grande amortecimento.

Pé Cavo

Os pés com a curvatura bastante alta que têm dificuldades para absorver impactos são os Supinadores. Onde o apoio é feito primeiramente na parte externa do calcanhar e, na seqüência, o pé se inclina ou gira para fora.

Tênis recomendados: aqueles com bom amortecimento e bastante flexibilidade para ajudar a mobilidade reduzida do pé. A parte externa do calçado deve ser reforçada.