Corrida: 8 maneiras de ficar motivado

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Correr é uma delícia. Mas, depois de um tempo investindo na corrida de rua, não é nada fácil se manter motivado para os treinos. É claro que os objetivos dão um gás extra para que você coloque os tênis e comece a dar as suas passadas. No entanto, vez ou outra, nem mesmo as metas são suficientes para que você mantenha o entusiasmo.

Por isso, assim como você programa suas corridas, também é preciso que você planeje como vai continuar motivado para correr. Eis aqui oito formas de melhorar a sua animação durante a corrida.

1. Corra com amigos
O aspecto social da corrida é uma das principais razões pelas quais as pessoas começam a correr (e continuam). Encontre uma assessoria esportiva perto de você ou recrute alguns amigos ou colegas de trabalho para que treinem juntos. Apesar de ser um esporte individual, os corredores estão quase sempre acompanhados.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  O QUE TODO CORREDOR DEVE SABER
icon texto_menor  GUIA: SEUS PRIMEIROS 30 DIAS DE CORRIDA
icon texto_menor  20 REGRAS DE OURO PARA CORRER

2. Anote os resultados
Manter um diário de treinamento é uma excelente maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado. É fácil: basta pegar um caderno e escrever algumas notas depois de cada um dos seus treinos. Certifique-se de marcar a data, a sua quilometragem e o tempo aproximado que fez determinado percurso. Coloque, ainda, alguns comentários sobre como você se sentiu durante o treino. Assim, ao olhar as suas anotações anteriores, você perceberá o quão longe já conseguiu chegar, o que lhe dará mais incentivo para progredir.

3. Encontre um mantra
Escolher uma frase curta para repetir mentalmente durante a corrida pode ajudá-lo a ficar focado. Você pode optar por algo que lhe dê motivação e usar quando mais precisa. Encontrar um mantra não é difícil: ele pode pintar na sua cabeça, enquanto você está ouvindo música, conversando com o parceiro de treino ou lendo as matérias sobre corrida aqui na O2 Por Minuto. Escolha uma frase que se adeque ao seu estilo de corrida e a sua personalidade.

4. Compre alguma recompensa
Que tal comprar um tênis novo, uma camisa que você sempre quis ou fazer massagens com especialistas como recompensa por seu trabalho duro? O mimo vai fazer você se sentir energizado e reforçar o seu compromisso com a corrida. Se quiser alguma dica do que comprar, basta dar uma olhada no nosso Guia de Produtos.

5. Tudo ou nada
Se você não tem tempo para fazer um treino completo, não coloque na sua cabeça que é tudo ou nada. Se o tempo está curto, faça um treino rápido de apenas 20 minutos para não ficar parado. Isso já vai manter a sua empolgação com o esporte.

6. A corrida é boa para a saúde
Sempre que você ficar desanimado, lembre-se dos benefícios que a corrida traz para a sua saúde. Pense em quanta energia você tem depois que começou a treinar e em como a corrida é uma maneira saudável de aliviar o estresse.

7. Tenha metas
Escolha um objetivo – como completar 5 km ou fazer uma maratona – e fale para as pessoas próximas a você sobre isso. Coloque seu cronograma de treinamento em casa e no trabalho, para que você tenha lembretes constantes sobre as suas metas. E comemore as suas conquistas.

8. Divirta-se
Isso é realmente o que mais importa. Não deixe que a corrida vire um estresse na sua vida. Em vez de seguir o lema “sem dor, sem ganho”, prefira pensar que se a corrida não é divertida.