Corredor iniciante: da saúde à segurança

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Corredor iniciante, antes de sair por aí, que tal fazer um check-list para ver se está tudo o.k.? Dessa forma, você se exercita com saúde e segurança, e cruzará a linha de chegada antes mesmo do que imagina.

Avaliação médica
Faça um check-up completo antes de começar os exercícios. Por ser corredor iniciante, é importante que você fale com seu médico sobre sua decisão de correr, já que ele certamente saberá lhe prescrever todos os exames necessários.

Além disso, é interessante realizar um teste ergoespirométrico para conhecer a sua frequência cardíaca e suas zonas de treinamento. É a partir daí que se descobre se você está se exercitando na zona de queima de gordura ou se como está no seu nível de treinamento. Por meio da sua frequência cardíaca máxima (FC máx.), você saberá o máximo de batimentos que o seu coração aguenta por minuto e, com isso, poderá balizar seus treinos. O exame pode ser feito em hospitais e laboratórios clínicos especializados.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  10 DÚVIDAS SOBRE O COMEÇO NA CORRIDA
icon texto_menor  SEUS PRIMEIROS 5 KM EM UM MÊS DE TREINOS
icon texto_menor  5 ALONGAMENTOS PARA APOSTAR (SEMPRE!)

Roupas
Legging, shorts, saia, bermuda, tanto faz. O importante é que o tecido seja desenvolvido para a prática esportiva e permita a transpiração, pois, literalmente, você suará a camisa. Aliás, camisetas e regatas são muito bem-vindas, especialmente as feitas com estes tecidos especiais de secagem rápida e menor absorção de líquidos (chamados de dry fit). Para as mulheres, vale lembrar que o uso do top de ginástica, seja para caminhada, aulas na academia ou corrida é imprescindível.

Monitor cardíaco
O corredor iniciante também pode investir num monitor que, como o nome diz, monitore a sua frequência cardíaca. Esse aparelho, atrelado àquele exame cardiológico que você fez antes de começar a treinar, vai permitir descobrir os seus limites. Isso é muito importante para nortear um treinamento de sucesso.

(Fontes: Ronaldo Arkader, endocrinologista especializado em medicina esportiva, e David Homsi, especialista em fisioterapia esportiva, ambos do MYOLAB Medical)