Como se vestir para correr no frio

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Pode parecer complicado para alguns, mas manter os treinamentos durante o Inverno é mais do que necessário para melhorar o desempenho na corrida. Agindo de forma correta, o frio pode passar rapidamente, dando o lugar para a motivação e o prazer que a prática da atividade proporciona.

Com as baixas temperaturas, o organismo humano acaba, instintivamente, “recolhendo” mais a circulação sanguínea para dentro do corpo, para a proteção dos órgãos vitais, como o coração e os pulmões. Sendo assim, o desconforto acaba sendo maior pelo fato de a musculatura não responder de imediato, podendo causar até mesmo lesões.

++VEJA MAIS
>>BLINDE SEU CORPO NO INVERNO
>>QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR NO INVERNO

O aquecimento passa a ter uma importância ainda maior. São necessárias novas estratégias, com o objetivo de melhorar as atividades. Cuidados com a vestimenta e com a hidratação também são necessários.

E mesmo que no Brasil o frio não seja tão intenso como em outros países, algumas proteções se fazem necessárias. Com elas, será mais fácil manter o corpo na temperatura ideal, principalmente antes do exercício. 

O que usar?
A vestimenta nos dias de frio deve ser levada a sério, e o corredor deve usar de forma correta as roupas e acessórios. Em temperaturas muito baixas, é recomendável que o atleta use algumas proteções corporais como uma camiseta de manga comprida, gorro e até as luvas.

Até mesmo pela textura das roupas, é comum que o atleta saia bastante suado desses treinamentos e, por isso, é importante que vista uma roupa seca, ou até mesmo chegue logo em casa para um banho quente. O que não pode haver é um longo tempo de exposição ao frio com a roupa úmida.

Touca

Existem toucas feita de material mais moderno, mas nem sempre são necessárias. Uma touquinha de lã já é o suficiente para proteger

Luvas
Nem todo mundo tem frio nas mãos, mas, se o corredor preferir, pode usar sim as luvas, já que, por ficarem nas extremidades, as mãos tendem a ficar mais frias. Existem vários tipos de luvas específicas para quem pratica o esporte, porém, nada impede que o atleta use luvas comuns de inverno.

Camisas de manga longa

Em alguns casos, somente a camiseta de manga comprida já é suficiente para proteger. O material deve ser específico para a corrida, pois as de algodão não retêm o calor do corpo

Jaquetas

As jaquetas são usadas em caso de frio mais intenso. Mesmo assim, elas tendem a ser tiradas após um tempo de exercício. Existem as famosas `quebra-vento´, que são feitas de um material mais leve e que protege bem o corredor.

Calças

Assim como as outras peças, existem também as calças feitas de material mais específico para o esporte. Não aconselho as de moletom, porque elas vão ficando molhadas com o suor enquanto o atleta corre. Isto, além de aumentar o frio, deixa o material pesado.

(Fonte): Rodrigo Gianonni, fisiologista da equipe de vôlei do Santos F.C.