Como se manter motivado o ano todo

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

O ano está só começando e você está com carga total para os treinos de corrida, principalmente por ser novato nesse esporte. Mas com o passar dos meses pode ser que essa motivação toda para as passadas não continue a mesma e faça com que você aposte em treinos muito espaçados. Os diversos compromissos do dia a dia, o cansaço do trabalho, o estresse das obrigações diárias e mais uma série de fatores que o acompanham sempre são motivos fortes o bastante para afastá-lo dos treinos.

É claro que os objetivos dão um gás extra para que você coloque os tênis e comece a dar as suas passadas. No entanto, vez ou outra, nem mesmo as metas são suficientes para que você mantenha o entusiasmo. Por isso, é muito importante que você planeje direitinho como vai continuar motivado durante o ano para correr. Eis aqui cinco formas de melhorar a sua animação durante a corrida para ter melhor rendimento durante os dias de 2015.

1. Corra com amigos
O aspecto social da corrida é uma das principais razões pelas quais as pessoas começam a correr (e continuam). Encontre uma assessoria esportiva perto de você ou recrute alguns amigos ou colegas de trabalho para que treinem juntos.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  CAMINHAR É EXCELENTE PARA NOVATOS
icon texto_menor  COMO ESCOLHER OS OBJETIVOS DE 2015
icon texto_menor  A REGRA DOS 10% É REALMENTE EFICAZ?

2. Anote os resultados
Manter um diário de treinamento é uma excelente maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado. É fácil: basta pegar um caderno e escrever algumas notas depois de cada um dos seus treinos. Certifique-se de marcar a data, a sua quilometragem e o tempo aproximado que fez determinado percurso. Coloque, ainda, alguns comentários sobre como você se sentiu durante o treino. Assim, ao olhar as suas anotações anteriores, você perceberá o quão longe já conseguiu chegar, o que lhe dará mais incentivo para progredir.

3. Tudo ou nada
Se você não tem tempo para fazer um treino completo, não coloque na sua cabeça que é tudo ou nada. Se o tempo está curto, faça um treino rápido de apenas 20 minutos para não ficar parado. Isso já vai manter a sua empolgação com o esporte.

4. Tenha metas
Escolha um objetivo – como completar 5 km ou fazer uma maratona – e fale para as pessoas próximas a você sobre isso. Coloque seu cronograma de treinamento em casa e no trabalho, para que você tenha lembretes constantes sobre as suas metas. E comemore as suas conquistas.

5. Divirta-se
Isso é realmente o que mais importa. Não deixe que a corrida vire um estresse na sua vida. Em vez de seguir o lema “sem dor, sem ganho”, prefira pensar que se a corrida não é divertida não adianta nada treinar.

(Fontes: Fabiano Braun, diretor técnico da assessoria esportiva Floripa Runners e presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina, treinador Gérson Marques, da UNIMESP – SP; Kátia Malaguti, consultora em psicologia do esporte no Rio de Janeiro, José Carlos Fernando, o professor Zeca, comanda a Assessoria Esportiva ZTrack Esporte e Saúde, e Sidnei Correia, diretor técnico da assessoria esportiva Cross Trainer)