Como se comportar na corrida em grupo

Atualizado em 03 de agosto de 2017

Você se identifica com a cena abaixo?

“Você resolve investir na corrida de rua, mas inicia a prática de forma solitária. Sai de casa, vai ao parque, ao clube ou até mesmo nos arredores da sua residência e faz pequenos ensaios de treino de corrida. Pode até estar acompanhado de um amigo ou parente, mas nunca de muitas pessoas.

Com o passar dos treinos, bate aquela vontade de melhorar a técnica de corrida. Você busca informações sobre como melhorar nas passadas e percebe que aquele seu vizinho (que também corre, mas prefere a companhia de um grupo) está evoluindo mais facilmente.

Mesmo assim, você tem vergonha de fazer parte de uma assessoria esportiva por pensar que por ser iniciante na corrida não será bem aceito pelos mais experientes no esporte. No entanto, um dia, resolve tomar coragem e vai a um treino de grupo.

Seu grande momento: você é apresentado aos demais alunos e, também, ao treinador, e em pouco tempo já está participando dos alongamentos, do aquecimento e vai para o treino. Por ser um grupo bem heterogêneo, o treinador o coloca junto a alguns alunos que, ao seu olho clínico, apresentam nível de desempenho muito similar ao seu. Problema resolvido.”

Muitos corredores passam por essa situação. Mas basta perceber que a corrida em grupo não é nenhum bicho de sete cabeças para ingressar de vez em uma assessoria. Lá rola um bate-papo daqui, histórias de lá, afinidades daqui, dicas e sugestões de lá, piadinhas e por aí vai. Toda essa dinâmica é típica e frequente nos grupos de corrida. Mas como o corredor deve se comportar? O que é legal e o que não é bom ao correr em grupo?

As dicas abaixo podem ajudar você a aproveitar ao máximo seus treinos:

1. Grupo de corrida é como um condomínio
Correr em um grupo é vida social. É saber conviver com outras pessoas. Portanto, aquelas regrinhas básicas de política da boa vizinhança caem muito bem para que você seja bem aceito.

2. Ajude para ser ajudado
Seja solícito e prestativo, tente participar das atividades sociais extra treino, interaja com a maioria, respeite as limitações dos outros, os horários de início e fim de treino e a programação elaborada pelo treinador. Lembre-se, sempre, que existem objetivos comuns entre todos os integrantes da assessoria (treinar, ter vida social e se divertir, acima de tudo).

3. Tenha atitudes positivas
Saiba incentivar os companheiros de treino, ouça as sugestões dos mais experientes, procure deixar os problemas do lado de fora. Dessa forma, além de você estar investindo num grupo de corrida visando melhorar seu condicionamento físico e seu desempenho esportivo, estará sendo recompensado com uma troca de valores sociais e humanos, o que, certamente, o tornará uma pessoa melhor e bem quista.

4. Concorde com as regras iniciais
Correr em grupo significa estar sempre acompanhado. Por isso, certifique-se de que você está de acordo com as regras estabelecidas pelas pessoas que vão correr ao seu lado. Por exemplo, você vai esperar por aqueles que precisam parar para ir ao banheiro bem no meio do treino ou a pessoa que terá de apertar o passo para encontrá-lo lá na frente? Saber as regras básicas de antemão evita possíveis conflitos ou desentendimentos durante a corrida.

5. Deixe seus fones de ouvido em casa
Claro, a música ajuda a motivar. Mas não é uma boa pedida para corridas em grupo. Os fones de ouvido também podem ser perigosos, porque ouvir música significa que você vai estar menos consciente do que acontece a sua volta e, assim, você não será capaz de ouvir instruções de outros corredores de seu grupo.

6. Seja pontual
Chegue cedo ou na hora de começarem os treinos. Não é justo que aqueles que fazem de tudo para chegar no horário precisem esperar por você.

7. Fique em silêncio, às vezes
Corredores também participam de grupos de corrida por conta do lado social. Mas isso não significa que eles querem ouvir a mesma pessoa falando sem parar sobre suas realizações na corrida, as lesões que já sofreu ou os problemas da sua vida durante cada corrida.

(Fonte: Rogério Carvalho, treinador e preparador físico de corredores e triatletas)