Como lidar com multidões em corridas?

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

A corrida de rua está cada dia mais popular. Isso é ótimo para a comunidade de corredores (que ganha força), mas faz, também, com que os eventos recebam multidões. Por conta disso é preciso tomar certos cuidados para lidar com as milhares de pessoas que participam das corridas.
Para evitar problemas, como trombadas e tombos, que muitas vezes culminam em lesões, o melhor é seguir algumas regras de etiqueta. Com respeito e educação todos conseguem completar o percurso, tranquilamente, e ainda melhorar o desempenho. É preciso aceitar os seus limites e os dos outros, manter a cautela e respeitar o espaço de cada corredor para um bom desenvolvimento da corrida.
Listamos algumas dicas que vão ajudar a aliviar a dificuldade em correr ao lado de tantas pessoas e que ainda ajudarão a manter o pace dos treinamentos.

LEIA MAIS
icon texto_menor  4 DICAS PARA O MANUAL DE ETIQUETA DO CORREDOR
icon texto_menor  QUAIS AS ATITUDES DOS OUTROS CORREDORES QUE MAIS TE INCOMODAM?
icon texto_menor  EVITE ERROS NA RETA FINAL DE SUA PROVA

Chegue antes na largada
Às vezes alguns corredores se queixam de ficar presos atrás de um enorme grupo de caminhantes logo na largada. É claro que aqueles que são mais lentos não devem formar o famoso muro que evita que as pessoas mais rápidas passem. Mas isso não é culpa apenas daqueles que farão caminhada no dia da prova. Muitas vezes o corredor fica preso lá atrás porque não se organizou para chegar mais cedo no local da prova e, principalmente, porque deixou para ir para o funil da largada no último minuto.
Lembre-se, sempre, que a largada é um local mais apertado e muitas vezes um acaba não respeitando o espaço do outro. Durante a disputa, existem aqueles atletas que querem tirar o atraso e saem empurrando todo mundo, com os cotovelos abertos. É preciso ter respeito para não haver problemas logo no começo da prova. Então, programe-se.

Fique perto de pessoas com o ritmo parecido com o seu
Os corredores mais rápidos sempre ficam na linha de frente. Tem, inclusive, aquelas competições que fazem a largada por ondas para que não haja problemas de aglomeração. Mas se você vai participar de uma prova que não tem esse estilo, o melhor mesmo é ficar perto de quem tem o pace parecido com o seu. Por isso, quando chegar à largada pergunte para quem está ao seu lado qual é o seu ritmo de corrida. Se ele for menor que o seu, vá um pouco mais para frente. Se for maior, vá mais para trás. E não se preocupe com o seu tempo, pois ele só começa a valer quando você cruza a linha inicial da prova.

Dê passagem
Corrida faz com que você pense em velocidade. Mas como cada um tem o seu ritmo (e ele deve ser respeitado), é preciso ter consideração com o corredor ao lado. Os mais velozes devem tratar com cordialidade os mais lentos. Já os que não têm um ritmo muito forte devem abrir espaço para os mais rápidos passarem.

Trace uma estratégia para se hidratar
Muitos corredores ficam frustrados nos pontos de água que estão sempre lotados. Mas se você tiver uma estratégia para se hidratar é possível reduzir a sua frustração ao mínimo. Não vá à primeira mesa de água, pois todos os iniciantes vão parar lá e o caminho ficará muito congestionado. Continue correndo para pegar a sua água um pouco mais para frente, onde não tem tanto movimento.
Neste ponto é melhor, também, que você corra pelo meio da rua, uma vez que as pessoas estão mais propensas a parar de repente para se hidratar.

Mantenha-se em movimento mesmo depois de cruzar a linha de chegada
Lembre-se que sempre pode ter algum corredor chegando bem atrás de você. Para evitar choques, continue correndo até que seja seguro parar. Isso ainda evita o congestionamento na chegada.

(Fonte: Cássio Eduardo Lembo, personal trainer e professor da Metas Esporte & Entretenimento – São Paulo)