Como escolher as provas de 2015

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Sua meta este ano é se dedicar à corrida de rua e passar a participar de algumas provas ao longo do ano? Para que você alcance esse objetivo com bom desempenho, no entanto, é necessário saber escolher as competições certas. Isso significa que você deve selecionar as provas sempre de acordo com sua fase de treinamento, sem tentar pular etapas pensando que já está preparado para novos desafios.

Quando se é iniciante o melhor é começar pelos 5 km para ganhar condicionamento físico e experiência na corrida. Apenas depois de estar confiante nessa distância passe para os 10 km, fase importante para qualquer corredor. Depois dessa etapa você já pode partir para distâncias mais longas, mas sempre tendo em mente que os seus treinos também ficarão mais puxados. Lembre-se, ainda, que não adianta você já começar com percursos maiores, uma vez que você não tem técnica e preparo físico suficiente para conseguir terminar a corrida de forma adequada. Isso fará, apenas, com que você se frustre. Avance uma etapa de cada vez.

Mais: antes de se inscrever em qualquer competição pesquise sobre a corrida para saber se ela é realmente boa e condiz com as suas metas. Faça uma planilha com todas as provas selecionadas e analise as que têm maior excelência e que são bem conhecidas no mercado da corrida. Outra boa estratégia é pesquisar o perfil da prova, sabendo qual é o seu percurso e suas principais características. Se essas informações estiverem dentro do que você procura pode pular de cabeça.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  3 PASSOS PARA SE MANTER NA CORRIDA
icon texto_menor  COMO SE MANTER MOTIVADO O ANO TODO
icon texto_menor  A REGRA DOS 10% É REALMENTE EFICAZ?

Não participe de qualquer competição
Comece participando de provas mais curtas e fáceis. Conforme você for evoluindo com os treinos, passe para desafios maiores. Aliás, definir uma ordem coerente para melhorar a sua marca em cada uma das distâncias é uma ótima estratégia para melhorar o desempenho gradativamente.

Além de escolher as provas que estão mais próximas dos seus objetivos, você também precisa organizar a sua agenda para ter momentos de descanso entre as competições. Esse período é essencial para a sua recuperação, período em que o corpo se refaz do esforço e permite que todo o trabalho realizado surta efeito, além de ser importante para dar continuidade a sua rotina de treinamento visando a boa preparação para novas competições.

(Fonte: Flávio Freire, diretor-técnico da Flávio Freire Assessoria Esportiva – São Paulo)